Webinar “Ética, Direitos Humanos e Inteligência Artificial”

Content links

Webinar “Ética, Direitos Humanos e Inteligência Artificial”

No próximo dia 18 de abril de 2024, às 17 horas, a Direção-Geral da Educação irá dinamizar um webinar sobre a ligação entre ética na Inteligência Artificial e direitos humanos, tema incontornável na atualidade e de extrema importância para a comunidade escolar.

O Webinar intitulado "Ética, Direitos Humanos e Inteligência Artificial" surge como uma iniciativa estrategicamente enquadrada no âmbito dos Direitos Humanos da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Este evento propõe-se a uma profunda exploração e debate sobre o tema, especialmente ao abordar a ética sob as perspetivas religiosa e moral, os desafios e responsabilidades éticas na era da inteligência artificial, e os atuais obstáculos que esta apresenta.

D. Américo Aguiar (Bispo de Setúbal), Francisca Martins (Embaixadora na promoção da ética no desporto) e João Couvaneiro (Professor e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação) aceitaram generosamente partilhar as suas visões durante este evento marcado para o dia 18 de abril, às 17 horas.

O webinar não só interessa à comunidade escolar, englobando alunos, corpo docente, não docente, pais e encarregados de educação, mas também à comunidade em geral. Num mundo em constante evolução, as questões associadas ao tema transcendem as fronteiras nacionais, afetando não apenas a democracia em Portugal, mas em toda a Europa e no mundo.

Torna-se imperativo refletir sobre como o tema pode influenciar a participação cívica, a preservação dos direitos humanos e as dinâmicas sociais.

Convidamos a assistir ao webinar, que terá lugar no dia 18 de abril, pelas 17 horas.

Inscrições.