Webinar – Integridade

Content links

Webinar – Integridade

No âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania a Direção-Geral da Educação (DGE) tem vindo a dinamizar webinares temáticos. Neste, abordaremos a questão do combate ao fenómeno da corrupção.

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção elegeu a prevenção “como vetor essencial para o enfrentamento deste fenómeno” e definiu como prioridade, entre outras, “Melhorar o conhecimento, a formação e as práticas institucionais em matéria de transparência e integridade”. Daí o destaque dado à Educação para a Cidadania onde, de forma transversal, temas como a Corrupção, Transparência, Integridade e Ética devem ser trabalhados com o(a)s aluno(a)s.

Na sequência da reconhecida necessidade de envolver a sociedade civil portuguesa na prevenção e combate da corrupção, especialmente em contexto escolar, a associação All4Integrity criou o programa RedEscolas AntiCorrupção, cujo Plano de Ação, denominado: “Missão: Educar para a integridade” é interdisciplinar e flexível e tem como principal âncora o tema da Corrupção, associando-se outros como o lobbying, conflito de interesses e tráfego de influências. Destina-se aos alunos entre o 9.º e o 12.º ano e pretende, através de uma cidadania consciente e ativa nas escolas, promover o sentido de espaço público e bem comum.

Perante o avolumar de casos de violações à integridade desportiva nas mais diversas modalidades e níveis de competição, onde se manifestam sérias limitações e vulnerabilidades das organizações e agentes desportivos em responder com eficácia a estes fenómenos, o Comité Olímpico de Portugal delineou uma estratégia global de atuação, na qual se integra um programa educacional nos domínios da prevenção, sensibilização e formação.

O Programa “Pelo Respeito” promove e dinamiza sessões de formação customizadas e orientadas para a ação com o objetivo de dotar os diferentes públicos-alvo de instrumentos concretos e eficientes sobre a prevenção, o reconhecimento e a denuncia de ameaças à integridade desportiva, nomeadamente sobre:

● O que é a manipulação de competições desportivas – diferentes modelos existentes e estratégias associadas.
● Qual o impacto da manipulação de competições na carreira desportiva e vida pessoal do agente, bem como para a modalidade.
● Qual a moldura penal e sanções desportivas associadas a violações desta natureza.

No âmbito do domínio dos Direitos Humanos, a Direção de Serviços de Projetos Educativos, da Direção-Geral de Educação, resolveu juntar a All4Integrity e o Comité Olímpico de Portugal num Webinar de promoção do combate à corrupção, no dia 17 de outubro, que, ao mesmo tempo, servirá como arranque da 2.ª sessão do programa RedEscolas Anticorrupção.

Palestrantes

● ALEXANDRE ABRANTES NEVES
Diretor do programa RedEscolas powered by All4Integrity

● ÂNGELA MALHEIRO
Vice-Presidente da Associação All4Integrity

● JOANA CATARINA MARTINS GONÇALVES
Gestora de Projeto no Comité Olímpico de Portugal

As inscrições não implicam custos, mas são obrigatórias. 

Para assistir deve inscrever-se em: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_vL5w87FTSbGgI_72kMCPLg