Webinar – O papel da sociedade na promoção da segurança na internet

Content links

Webinar – O papel da sociedade na promoção da segurança na internet

2 de março, entre as 16h e as 17h

A Convenção sobre os Direitos da Criança reconhece o direito de todas as crianças a crescerem de forma harmoniosa e a serem protegidas contra todas as formas de violência, em todos os momentos e em todos os contextos. Em particular, o Comentário Geral n.º 25 do Comité dos Direitos da Criança, sobre os direitos da criança em ambiente digital, explica de que forma os Estados Partes deverão aplicar a Convenção sobre os Direitos da Criança no que respeita ao ambiente digital e como assegurar o pleno cumprimento dos direitos da criança à luz das oportunidades, riscos e desafios que se colocam no ambiente digital.

Estando as crianças no ambiente digital, torna-se urgente capacitá-las e dotá-las de conhecimento e ferramentas para estarem seguras online. Paralelamente, as pessoas adultas – pais, pessoas cuidadoras e docentes, devem aprofundar os seus conhecimentos sobre segurança digital e ter acesso a conteúdos atuais e inovadores que os apoiem no compromisso de proteger as crianças e os jovens. No Dia da Internet Mais Segura 2023, a UNICEF Portugal, com o apoio da AXA e a colaboração da Direção-Geral da Educação, lançou a campanha “Segurança Digital, Ação Real” que, para além de toda a campanha de sensibilização, disponibiliza recursos que permitem trabalhar este tema em contexto de sala de aula.

Esta campanha terminará, no dia 2 de março, com o webinar “O Papel da Sociedade na Promoção da Segurança na InternetT”.

Considerando que, a cada meio segundo, uma criança acede à Internet pela primeira vez, a cada meio segundo, abre-se um mundo de oportunidades, mas também de riscos, são objetivos deste webinar:

  • Alertar a comunidade educativa, sobretudo docentes, pais e pessoas cuidadoras, para os riscos relacionados com a utilização da Internet e contribuir para a adoção de comportamentos seguros online;
  • Promover estratégias e ferramentas de segurança digital para tornar a Internet um lugar seguro para crianças e jovens, envolvendo toda a comunidade educativa.

Público-alvo: Comunidade educativa

Inscrições em: https://www.unicef.pt/seguranca-digital/