Workshop RELANG - 3.ª edição

Content links

Workshop RELANG - 3.ª edição

A Direção-Geral da Educação vai promover a terceira edição do Workshop dinamizada em parceria com o projeto Relating Language Curricula, Tests and Examinations to the Common European Framework of Reference (RELANG), que se realizará em formato online nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2021, subordinada ao tema Exploring ways to test mediation and pluricultural/plurilingual skills in the classroom.

Neste workshop serão trabalhados os novos referenciais de mediação e pluriculturais/plurilinguísticos do recém-publicado Companion Volume, documento complementar ao Quadro Europeu de Referência para as Línguas. Será solicitado aos participantes que analisem em que medida os currículos de Língua Estrangeira referem estas competências e que localizem competências equiparáveis nos mesmos. Trabalhar-se-ão ainda propostas de atividades de mediação em sala de aula, bem como de testagem de aspetos relacionados com os mencionados referenciais.

Este é um evento de formação internacional que decorre de uma parceria entre a Comissão Europeia e o Centro Europeu de Línguas Modernas, do Conselho da Europa - European Centre for Modern Languages (ECML), visando o desenvolvimento de uma ação conjunta denominada Innovative methodologies and assessment in language learning

Esta Oficina de Formação tem vindo a ser promovida com sucesso, desde 2013, em diversos Estados-Membros da União Europeia. Portugal, representado pela DGE/ME, será pela terceira vez um dos países europeus que aceitaram o desafio de realizar esta iniciativa, que será dinamizada por duas especialistas internacionais em avaliação em línguas estrangeiras. 

Trata-se de uma iniciativa importante para o contexto nacional dos ensinos básico e secundário, em que os participantes irão aprofundar e, a breve prazo, replicar o seu conhecimento sobre os princípios de uma avaliação em línguas estrangeiras que se pretende válida, fiável e alinhada com o modelo de língua preconizado a nível europeu. A atual edição incluirá professores e intervenientes no ensino do Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.

Pode consultar o programa nas versões francesa e inglesa abaixo.

[Programa - versão francesa]

[Programa - versão inglesa]