XXI edição do concurso Artistas Digitais e XV edição do concurso Cineastas Digitais

Content links

XXI edição do concurso Artistas Digitais e XV edição do concurso Cineastas Digitais

O Centro de Competências "Entre Mar e Serra", em parceria com a Direção-Geral da Educação, com o patrocínio da Gradiva Editora e o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., promove anualmente duas iniciativas que visam fomentar o uso criativo da tecnologia no contexto da Educação para a Cidadania, nomeadamente na abordagem de temáticas ligadas às atitudes e aos valores, designadamente, os concursos "Artistas Digitais" e "Cineastas Digitais".

1. A XXI edição do concurso Artistas Digitais, dirigido aos alunos a frequentar a educação pré-Escolar e os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, tem como tema "Cidades Verdes, Oceanos Azuis" e, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, visa propor o desenvolvimento deste tema, em torno dos domínios do Desenvolvimento Sustentável e da Educação Ambiental, por forma a promover atitudes e valores de preservação do meio ambiente e de defesa da natureza e responder ao desafio global de combate às alterações climáticas.

Os educadores, professores e encarregados de educação poderão registar-se e enviar os desenhos até ao dia 31 de julho de 2022. 

O regulamento encontra-se disponível em: Regulamento XXI Edição 2021/2022 - Artistas Digitais - CCEMS.

2. A XV edição do concurso Cineastas Digitais, destinado aos alunos a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, tem como tema geral “Mobilidade das Pessoas” e, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, visa propor o desenvolvimento deste tema, em torno dos domínios da Interculturalidade  (e.g. turismo, lazer, projetos interculturais), Mundo do Trabalho (e.g. desemprego, empreendedorismo, viagens de negócios), Segurança, Defesa e Paz (e.g. e pobreza, refugiados, migrações). As abordagens temáticas serão diferenciadas em função de três categorias de vídeos: 

• "Nano Vídeos" (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares), cujo tema é "Mobilidade das Pessoas"; 
• "Vídeo-Curtas" (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é livre;
• "Vídeo-Narrativas" (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita conceber e promover uma história), cujo tema é "Mobilidade das Pessoas".

Os vídeos podem ser submetidos até ao dia 31 de julho de 2022.

O regulamento encontra-se acessível em: Regulamento - XV Concurso Cineastas Digitais 2021-2022 - (ccems.pt).

Mais informações em: http://artistas.ccems.pt | https://cineastas.ccems.pt