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Nota de Abertura

Plano 21|23 Escola+ - Acompanhamento e Monitorização

No âmbito da monitorização do Plano 21|23 Escola+, Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA), foi disponibilizada uma ferramenta de consulta online. Esta nova funcionalidade, acessível num separador da página eletrónica do Plano 21|23 Escola+, reúne todos os dados relativos à monitorização das ações específicas. Salienta-se a possibilidade de: consultar uma seleção de estudos e relatórios de monitorização realizados, ou em curso; pesquisar o estado de execução das medidas de cada um dos eixos do Plano e cruzar informações relativas à monitorização de cada ação específica com os respetivos roteiros, que apresentam a descrição dos seus objetivos e procedimentos, acompanhados de sugestões de práticas. Esta informação é atualizada periodicamente num trabalho que junta todos os serviços e organismos do Ministério da Educação. O separador, dedicado à Monitorização do Plano 21|23 Escola+, pode ser consultado aqui.
Artigo de Opinião

A profissionalidade docente e a formação contínua 



 Manuela Esteves
 Universidade de Lisboa, Instituto de Educação








Nos últimos anos, tem havido um aumento do interesse na criação de comunidades de aprendizagem centradas na escola como uma forma de melhorar a qualidade da educação. Estas comunidades caracterizam-se pela colaboração entre professores, alunos, famílias e membros da comunidade local para alcançar objetivos educacionais partilhados. 

Notícias


A DGE dinamiza, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2023, na Biblioteca da Rainha do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
MOOC "Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais" - 3.ª Edição
A DGE promove a 3.ª edição do Curso de Formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC.
Esta AFCD tem por objetivo promover a implementação da Educação para o Consumo, enquanto domínio da Literacia Financeira e Educação para o Consumo.
A Associação Portuguesa de Professores de Inglês – APPI – vai realizar o seu 36.º Congresso Anual, subordinado ao tema The (he)art of teaching EFL. O evento terá lugar nas instalações do ICSTE- IUL, nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2023.
A Direção-Geral da Educação irá realizar a Ação de Formação de Curta Duração (AFCD), a distância, “Cidadania, Mobilidade & Segurança Rodoviária”, com a duração de quatro horas.
A Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro organiza mais uma edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (42.ª Edição).
Podem candidatar-se ao Prémio indivíduos, instituições ou organizações que se tenham destacado pelo seu contributo na promoção da educação de raparigas e de mulheres.
Com o objetivo de promover o uso responsável e crítico dos ambientes digitais, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P., através do Centro Internet Segura, lança mais uma edição da iniciativa Navegas em Segurança?. 
A Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Educação e Psicologia e da colaboração do CIDTFF e do Centro de Competência TIC UA, promove o curso de formação online “Competência digital docente: avaliação pedagógica”.
A EUN, em colaboração com a Saint-Gobain Ecophon, lançou o questionário “O ruído nas escolas e o seu impacto na aprendizagem e no bem-estar dos professores”.
A diversidade cultural é um património comum da humanidade e por isso foi proclamado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para Diálogo e Desenvolvimento.
No dia 25 de maio de 2023, irá decorrer no Porto (Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena) a Conferência Supporting Skills Development through reforms.
A ação de formação Educação para o Empreendedorismo: conceitos essenciais destina-se a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. 
O Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, foi a escola anfitriã da final nacional das 41.ªs Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que decorreu de 30 de março a 2 de abril.
No dia 21 de março de 2023, no auditório da Escola Secundária Camões, decorreu a cerimónia de lançamento do Guia para a Prevenção e Combate à Discriminação Racial nas Escolas.
Decorreu, no passado dia 20 de março, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto o Evento Nacional do Périplo, no âmbito do RVN 2023, no qual o Gabinete do Ministro da Educação, a DGE e a DGEstE estiveram representados. 
A partir das histórias divulgadas durante as duas temporadas do Podcast ZigZaga na Net, que integra a programação da Rádio ZigZag, foram desenvolvidos dois livros de aventuras.
No âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, as provas regionais do desafio Eco-Cozinheiros decorreram durante o mês de março.
O Prémio Maria Barroso tem por objetivo distinguir contributos relevantes para a construção e valorização da igualdade de género, da igualdade entre mulheres e homens no respeito pelos direitos humanos.
O Prémio Escola Energy Up tem como objetivo premiar escolas que tenham desenvolvido projetos em matéria de energia sustentável, realçando a importância de uma utilização responsável dos recursos energéticos do planeta.
O projeto “Nós Somos…” visa preservar e divulgar os cordofones tradicionais madeirenses e conta com o apoio do Governo Regional da Madeira desde a sua génese.
 

 
A cidade de Vale de Cambra foi o palco de uma das mais emblemáticas provas desportivas do Desporto Escolar - Corta-mato Nacional Escolar, no qual participaram cerca de 800 alunos e mais de 300 professores, representantes das coordenações regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e ainda das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Estes alunos apuraram-se ao longo das competições realizadas nas fases de Escola, Locais e Regionais, num universo total de aproximadamente 160.000 alunos participantes. 
 

 
Pensar sobre a forma como o cinema interpela a História é o desafio do PNC para o mês de abril. Está em causa observar as estratégias audiovisuais de representação de memórias do passado e, através deste foco interpretativo, renovar o sentido de participar coletivamente na vida democrática e na cultura. Assim, neste número #1 de O Cinema é o Limite..., centralizamos a nossa atenção num conjunto de filmes que planeamos para este mês, que assumimos como um contributo para comentar textos fílmicos intensamente políticos e transformadores.

Boas Práticas


Projeto KA LGP
Agrupamento de Escolas de Ílhavo
 

O projeto KA – LGP é um projeto do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (AgEI), no âmbito da Rede de Escolas de Referência para a Educação Bilingue, a qual visa oferecer uma resposta educativa especializada, no sentido da implementação de um modelo de educação bilingue, que garanta o crescimento linguístico, o acesso ao currículo nacional comum e à inclusão escolar e social de crianças e jovens surdos. 
 

O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós foi selecionado para um projeto europeu inovador sobre utilização de Realidade Virtual em sala de aula. A turma do 10.º CT-MA, da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, foi a única turma portuguesa selecionada para participar num projeto de Realidade Virtual (VR) da Comissão Europeia que se dedica à promoção de soluções inovadoras no âmbito da educação digital no espaço europeu.
 

A Academi@ STEM Mangualde desenvolveu e dinamizou uma atividade STEM para todas as turmas do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Foram dinamizadas, numa semana, 15 sessões para 16 turmas e aproximadamente 280 alunos. 
Informações às Escolas

Nesta secção, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulga as informações mais relevantes para as Escolas ao longo do ano letivo.
Legislação em destaque

- Legislação sobre Currículo

 

A não perder!


A Ver (ou rever)!


 

Boas Práticas em Educação - desafio às Escolas

A Direção-Geral da Educação convida todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, do território nacional e regiões autónomas, do ensino público ou privado, a partilhar as boas práticas e projetos inovadores que desenvolvem ao longo do ano.
As boas práticas poderão ser remetidas para o endereço electrónico deste boletim (boletimdge@dge.mec.pt) acompanhadas de um pequeno texto descritivo, de uma imagem e, dentro do possível, de uma hiperligação. 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter NOESIS – Notícias da Educação com informações sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz na área da educação.

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desde 2016

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