Está aqui

1º Ciclo

1º Ciclo

Horário
O horário deve ser acordado entre si e os professores, de acordo com a sua disponibilidade, permitindo-lhe a conciliação dos estudos com uma atividade profissional.
[O horário deve ser acordado entre o aluno  e os professores, de acordo com a disponibilidade daquele, permitindo-lhe a conciliação dos estudos com uma atividade profissional.]

Plano curricular
O plano curricular integra três domínios: Português, Matemática e Mundo Actual.
[Os conteúdos a abordar correspondem a Português, Matemática e Mundo Actual.
Estes conteúdos constam de programas referenciais, a partir dos quais cada professor deverá elaborar o seu próprio programa de formação.]

Avaliação
Ao ingressar no 1º ciclo do ensino recorrente, será sujeito a uma avaliação diagnóstica e a um reconhecimento dos saberes adquiridos que permitirá criar um plano de trabalho adaptado aos seus interesses e necessidades.
A avaliação tem por função verificar se atingiu os objetivos definidos e apresenta duas modalidades:
- Contínua (se tiver frequentado o curso durante um mínimo de 150 horas ou 60 dias);
- Final (se for aluno autoproposto).
 

Qual a certificação
A conclusão com aproveitamento do 1º ciclo do ensino básico recorrente confere-lhe uma certificação escolar equivalente, para todos os efeitos legais, à que seria obtida pela via considerada regular.
-  Se nasceu antes de 1 de janeiro de 1967, pode requerer um diploma e um certificado, nos termos do Decreto-Lei n.º 538/79, de 31 de dezembro (modelo n.º 1108 da Imprensa Nacional Casa da Moeda);
- Se nasceu depois de 1 de janeiro de 1967, pode requerer apenas um certificado (modelo nº 0161 da Editorial do Ministério da Educação).

Prosseguimento de estudos/formação
A certificação obtida com a conclusão do 1º ciclo do ensino básico recorrente permite-lhe o prosseguimento de estudos através do 2º ciclo do ensino básico recorrente, de um Curso de Educação e Formação ou de um Curso de Educação e Formação de Adultos (no caso de ter idade igual ou superior a 18 anos).

Onde
Os Cursos do Ensino Básico Recorrente do 1º Ciclo podem funcionar em:
 - estabelecimentos do ensino público;
 - estabelecimentos do ensino particular ou cooperativo.

A rede de oferta do ensino básico recorrente tem vindo progressivamente a ser substituída por outras ofertas de educação e formação.
Para mais informação, contactar a Direção Regional de Educação competente.

Legislação
Se quiser saber mais sobre o primeiro ciclo do ensino básico recorrente, pode consultar a legislação referente a este nível de ensino.