Está aqui

Conferência Nacional Scientix 3

Conferência Nacional Scientix 3

Conferência Nacional Scientix 3

Educação científica: desafios atuais e inovação

Duração – 1 dia

Tipo de participantes: Professores das áreas STEM (Ciência, Tecnologias, Engenharias, Matemática)

Local: Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa

Data: 21 de setembro de 2018

Esta conferência realiza-se no âmbito do projeto Scientix 3, da European Schoolnet (EUN), que visa promover a divulgação e o intercâmbio de conhecimentos, bem como de exemplos de boas práticas de ensino em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), na União Europeia, de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino nas áreas STEM.

O impacto da ciência e da tecnologia na vida moderna, com importantes implicações éticas, sociais, económicas e políticas, exige uma participação crescente dos cidadãos na avaliação e ponderação das problemáticas de cariz técnico-científico que se colocam de forma cada vez mais premente. Para além disso, as atuais dinâmicas do desenvolvimento exigem a aposta na promoção de carreiras científicas.

Consequentemente, colocam-se novos desafios à educação: por um lado, há que motivar e formar os nossos jovens para enfrentarem carreiras científicas com sucesso e, por outro lado, há que prepará-los, enquanto cidadãos, para uma participação ponderada e esclarecida na resolução das questões de índole técnico-científico que se colocam na sociedade atual.

Em Portugal, atualmente estão a ser desenvolvidas políticas educativas no sentido de conferir uma maior autonomia às escolas e aos professores na gestão do currículo, de forma a que este se possa adequar às especificidades de cada contexto educativo. Neste âmbito, valorizam-se metodologias de ensino/aprendizagem centradas nos alunos, relacionadas com atividades práticas de índole diversa, numa perspetiva construtivista do conhecimento. Transpondo estes princípios para as áreas STEM, considera-se que é importante que os respetivos professores tenham a oportunidade de estabelecer contacto com cientistas e investigadores, que lhes possam proporcionar atualização científica e tecnológica, preparando-os assim para as novas estratégias de ensino/aprendizagem que atualmente se colocam.

Com este evento pretende-se promover a reflexão e o debate em torno dos desafios que se colocam à educação científica atual, bem como das novas estratégias de abordagem que estes implicam.

Comissão científica

Representantes das sociedades científicas das seguintes áreas: Biologia, Geologia, Química, Física e Matemática. (representantes a identificar)

Comissão organizadora

Hélder Pais, Direção-Geral da Educação

Eugénia Cândido, Direção-Geral da Educação

Sílvia Castro, Direção-Geral da Educação

 

Programa

Sexta-feira, 21 de setembro

08:30 - 9:00

Receção dos participantes

09:00 - 9:30

Sessão de abertura

Diretor-Geral da Educação

Presidente da Câmara Municipal de Almada (a confirmar)

Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Representante do Projeto Scientix a nível europeu

09:30– 11:00

Mesa redonda – O mundo da Ciência e as suas relações com a educação: novos desafios no âmbito das políticas educativas atuais

Representantes da comunidade científica das várias sociedades científicas que trabalham em colaboração com o Ministério da Educação, Cientistas e outras individualidades das áreas das finanças e da indústria.

Pedro Abreu (IST), Francisco | Andrade (FCUL), Adelino Galvão (IST), José Carlos Kullberg (FCTUNL), Jaime Carvalho e Silva (FCTUC), João Costa Seco (FCTUNL)

Moderador (Hélder Pais)

11:00 – 11:30

Intervalo para café

11:30 – 12:15

Conferência/Palestra – a definir

12:15 – 13:00

Apresentação do Projeto Scientix 3/Boas práticas

DGE, Embaixador Scientix – Prof. Carlos Cunha

13:00 – 14:30

Almoço

14:30 – 16:00

Workshops paralelos

· Imunologia – Prof. Doutora Ana Elisabete Pires

· Robótica – Prof. Paulo Torcato

· Ensino experimental nos primeiros anos de escolaridade – Prof. Doutora Ana Rodrigues

· Matemática recreativa – Prof. Doutor Pedro Freitas

16:00 – 16:20

Intervalo para café

16:20 – 17:00

A voz dos alunos: conversa com Alunos premiados em olimpíadas na área das ciências: testemunhos e perspetivas relativamente à ciência e à educação

17:00 – 17:30

Sessão de encerramento

Representante do Projeto Scientix (EUN)

Diretor-Geral da Educação