Está aqui

Introdução à Cultura e Línguas Clássicas

Introdução à Cultura e Línguas Clássicas

Enquadramento | Projetos  | Apoio | Iniciativas | Forum

O Ministério da Educação considera que deve ser dada atenção especial ao desenvolvimento cultural e linguístico dos nossos alunos, com particular destaque para o conhecimento mais profundo da língua materna e das suas raízes.

A integração, como "Oferta de escola", de uma componente de Cultura e Línguas Clássicas no currículo do Ensino Básico reveste-se, pois, de crucial importância na formação das crianças e jovens, quer pelo valor intrínseco do conhecimento que agrega, quer pela função desse conhecimento na aprendizagem de valores fundamentais, da língua portuguesa e de outras disciplinas, sejam elas das áreas de humanidades, científicas, artísticas e de expressões.

 

Enquadramento

Uma introdução à cultura clássica e às línguas latina e grega encontra relevância no Ensino Básico não só pelo “valor em si” da herança civilizacional que veicula mas, também, pelo “valor instrumental” que se lhe reconhece na aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras), da literatura, da história, da filosofia, das ciências… Faculta igualmente um substrato cultural que permite compreender o mundo, os acontecimentos, os sentimentos, contribuindo para a formação cívica, para a humanitas.

Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10 de julho, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas podem oferecer no Ensino Básico “componentes curriculares complementares”:

- No 1.º Ciclo - uma hora semanal para “atividades a desenvolver em articulação, integrando ações que promovam, de forma transversal, a educação para a cidadania e componentes de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação”;

- Nos 2.º e 3.º Ciclos - um conjunto de horas de crédito para atividades que “contribuam para a promoção integral dos alunos em áreas de cidadania, artísticas, culturais, científicas ou outras” que, nessa medida, serão de frequência obrigatória.

Reconhecendo-se a relevância da cultura e das línguas clássicas na formação das crianças e jovens, poderão os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas ter em consideração tal componente, integrando-a nos Projetos Educativos como “Oferta de escola”.

Para concretizar essa componente – designada por Introdução à Cultura e Línguas Clássicas – cada Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada estruturará e desenvolverá, de acordo com o seu Projeto Educativo, um programa próprio, o qual poderá ter em consideração conteúdos e finalidades que, a seguir, se enunciam.

Conteúdos

Desejavelmente, um programa integrará temáticas que se organizem em dois tópicos gerais:

1. De civilização e cultura

1.1. A presença da cultura greco-romana no nosso quotidiano

1.2. A Mitologia greco-romana

1.3. Deuses e heróis

2. A herança das línguas clássicas: Todos falamos latim e grego

2.1. Expressões latinas de uso corrente

2.2. O latim / o grego e o português — etimologias

2.3. A presença da língua grega:

- Em nomes próprios

- Em vocábulos do quotidiano

- Em termos científicos

2.4. A língua latina e a língua grega

- Referência à estrutura sintática

- Construção de pequenas frases

- O alfabeto grego

Finalidades

São finalidades da Introdução à Cultura e Línguas Clássicas:

- Adquirir conhecimentos relativos à cultura greco-latina e às línguas latina e grega suscetíveis de permitir a interpretação de manifestações civilizacionais (linguísticas, axiológicas, sociais, artísticas, científicas, técnicas…);

- Explorar e relacionar conhecimentos relativos às línguas clássicas e à cultura greco-romana de vária natureza para organizar explicações;

- Reconhecer a importância da cultura clássica e das línguas latina e grega na formação do pensamento ocidental e, de modo particular, na compreensão da contemporaneidade;

- Envolver-se na expressão (escrita, oral, corporal, musical…) de conhecimentos relativos à cultura e às línguas clássicas;

A concretização destas finalidades deve convergir para que os alunos possam:

- Fruir a cultura greco-romana e as línguas clássicas e atribuir valor aos conhecimentos que vão sendo objeto de aprendizagem.

Podendo o programa, a concretizar em cada Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada, ser dirigido a um ou a vários ciclos de escolaridade (1.º, 2.º e/ou 3.º Ciclos), é desejável que:

- Seja adequado a esse ciclo ou ciclos;

- Estabeleça ligações funcionais com disciplinas curriculares, de que são exemplo o Português, a História, a Geografia ou as Expressões;

- Se estruture numa lógica de progressão na aprendizagem.

Para apoiar o mencionado trabalho, os professores encontram nesta página projetos realizados em Portugal, informações e materiais de apoio, bem como propostas de formação.

 

Projetos

Os professores encontram neste espaço projetos de ensino para os três ciclos de escolaridade do Ensino Básico.

1.º Ciclo

Projecto PI Projeto Pi
O Projeto “Pi” é destinado sobretudo a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide na expressão teatral de tema clássico.

 

 

2.º Ciclo

Pari-passu

O Projeto “Pari Passu” é destinado a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Incide na introdução ao Latim e à Cultura Clássica. Disponibiliza temáticas a explorar, textos de suporte ao ensino e trabalhos realizados pelos alunos.
 

 

Officina Romanorum

O Projeto “Officina Romanorum” é destinado a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Incide no estudo do Latim, do Grego e da Cultura Clássica, bem como na herança clássica nas culturas portuguesa e europeia.

 

3.º Ciclo

Pari-passu

O Projeto “Pari Passu” é destinado a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Incide na introdução ao Latim e à Cultura Clássica. Disponibiliza temáticas a explorar, textos de suporte ao ensino e trabalhos realizados pelos alunos.
 

 

Officina Romanorum

O Projeto “Officina Romanorum” é destinado a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Incide no estudo do Latim, do Grego e da Cultura Clássica, bem como na herança clássica nas culturas portuguesa e europeia.

 

Apoio

Os professores encontram neste espaço informações e materiais de apoio (textos, apresentações…), endereços úteis (de revistas, blogues, sítios e páginas da Internet, etc.), bem como propostas de formação.

Materiais de apoio

Textos

Introdução à Cultura e Línguas Clássicas - Da génese à prática letiva

Apresentações

Nota: Inscreva-se no forum e consulte os materiais aí disponíveis.

 

Endereços úteis

Revistas e Textos

"Boletim de Estudos Clássicos"

[Textos em latim/grego anotados; exercícios; artigos e notícias]

Texto: “Ahora en serio: ¿para qué sirven el latín y el griego hoy en día?”

[Sobre a utilidade das línguas clássicas, com ligações para sítios de interesse]

“Classica Digitalia”

[Biblioteca em linha: Autores gregos e latinos: tradução de obras, ensaios]

 

Blogues

“Língua latina”

[Expressões latinas de uso corrente e sua explicação]

“Latim para amadores”

[Curso de iniciação à língua latina]

“Mythologie”

[Mitologia]

“Rome Reborn”

[História de Roma, com imagens]

Sítios e páginas

Portal Circe

[Temas, planos, métodos e materiais de ensino]

Temas de civilização

“La page des lettres”

[Trata temáticas variadas das línguas e culturas da Antiguidade]

Informações sobre os estudos clássicos, projetos, atividades, textos

 

Formação contínua

Ação de Formação para informação e construção de um programa próprio.

Esta é precedida de um Seminário que terá lugar no dia 5 de junho de 2015.

Ver: Programa

 

Iniciativas

Nacionais

"Ludi Conimbrigenses"

Festival de Teatro Clássico

"Festea"

Festival de Teatro Clássico

 

Internacionais

"Ludi Saguntini"

Festival de Teatro Clássico