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Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

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Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

Psicologia e Orientação em Contexto Escolar 
Ações de formação dirigidas a psicólogos a exercer funções nos estabelecimentos de ensino da rede pública

A DGE vai realizar um conjunto de ações de formação, acreditadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, na modalidade de “blended learning”  nos seguintes domínios:

  1. Orientação com Públicos Específicos: caracterização e intervenção
  2. Intervenção e Prevenção dos Comportamentos Disruptivos e do Bullying
  3. Estratégias de Aprendizagem 
  4. Motivação no Ensino e na Aprendizagem: enquadramento e intervenção
  5. Aprendizagem da Leitura e da Escrita: contextualização e propostas de intervenção
  6.  Aprendizagem da Matemática: enquadramento e propostas de intervenção
  7. Orientação no Ensino Profissional: enquadramento, formas de organização e propostas de intervenção
  8. Orientação e Mobilidade: contextualização e propostas de intervenção
  9. Orientação de Carreira a Distância: desafios e limitações
  10. Métodos e instrumentos em Orientação e na Intervenção Psicológica 

METODOLOGIA
 
As ações são dinamizadas na modalidade de “blended learning”, através de uma plataforma “moodle”. Cada ação tem a duração de 21h, com 7h presenciais e 14 a distância conjugando momentos síncronos e assíncronos. O certificado é atribuído quando para além da participação nas sessões, os formandos concluírem as tarefas definidas pelos formadores. A ação está acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, conferindo 10,5 créditos. 
As sessões presenciais vão decorrer no Porto, Coimbra e Lisboa, dependendo da área geográfica de pertença da maioria dos formandos inscritos na ação.
Indicações de acesso e utilização da plataforma serão disponibilizadas posteriormente. 

CALENDARIZAÇÃO 

  • Pré- Inscrição 

De 21 setembro a 2 de outubro.

  • Informação de Formandos Admitidos

De 12 a 16 de outubro

  • Início da Formação

A partir de 2 de novembro

SELEÇÃO DOS FORMANDOS

A seleção dos formandos terá por base a ordem de inscrição. Os formandos selecionados serão avisados por e-mail.

 

A Ficha de pré-inscrição encontra-se disponível aqui

Contactos
Telefone – 213 934 614  /213 934 638 / 213 936 886
Endereço eletrónico – euroguidance@dge.mec.pt e dseeas@dge.mec.pt

 

Orientação com Públicos Específicos: caracterização e intervenção  

Objetivo
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos necessários a uma intervenção promotora da equidade social que permita a todos os indivíduos, independentemente, das suas especificidades ou situações de desvantagem estabelecerem projetos de carreira realistas, potenciadores do sucesso educativo e da inserção socioprofissional.

Intervenção e Prevenção dos Comportamentos Disruptivos e do Bullying

Objetivo
 No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos sobre os princípios que gerem a organização e gestão de sala de aula, bem como os processos através dos quais se pode prevenir e/ou inibir o aparecimento de comportamentos disruptivos em sala de aula e intervir nas situações em que se verifiquem comportamentos disruptivos ou de bullying.

Estratégias de Aprendizagem 

Objetivo:
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos necessários para desenvolverem nos alunos mecanismos facilitadores da aprendizagem e para apoiarem os professores na implementação de de um clima de aprendizagem positivo.

Motivação no Ensino e na Aprendizagem: enquadramento e intervenção

Objetivo:
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos que lhes permitam uma abordagem da motivação enquanto constructo complexo, indispensável ao processo de ensino aprendizagem e promotor do envolvimento no processo de aprendizagem e conceber intervenções no domínio da motivação académica.

Aprendizagem da Leitura e da Escrita: contextualização e propostas de intervenção

Objetivo:
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos relativos aos mecanismos e processos da aprendizagem da leitura e da escrita, às estratégias promotoras da sua aquisição,  à identificação e avaliação de dificuldades e consequente intervenção.

 Aprendizagem da Matemática: enquadramento e propostas de intervenção

Objetivo:
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos necessários para apoiarem os professores na implementação de estratégias de promoção da aprendizagem da Matemática.

Orientação no Ensino Profissional: enquadramento, formas de organização e propostas de intervenção

Objetivo:
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos necessários à conceptualização do ensino profissional, em paridade com outras modalidades de educação e enquanto instrumento preventivo do abandono escolar precoce e promotor do sucesso educativo, bem como à implementação de estratégias de intervenção e de acompanhamento ao longo do processo formativo.

Orientação e Mobilidade: contextualização e propostas de intervenção

Objetivo:  
No final da ação os formandos deverão ter adquirido conhecimentos necessários à integração de uma visão europeia de orientação e à conceptualização e integração do conceito de mobilidade e de adaptabilidade ao longo do percurso educativo e profissional, numa perspetiva de “lifedesign”.      

 

Orientação de Carreira a Distância: desafios e limitações

Objetivo:  
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos necessários à utilização de canais alternativos de prestação de intervenções de orientação.

Métodos e instrumentos em Orientação e na Intervenção Psicológica 

Objetivo:  
No final da ação os formandos terão adquirido os conhecimentos que lhes permitam refletir sobre a sua prática à luz dos paradigmas teóricos sociocognitivos e construtivistas em orientação e analisar as possibilidades que estas perspetivas oferecem à intervenção em contexto educativo; bem como a identificarem recursos de avaliação psicológica e programas de intervenção.