Está aqui

Alargamento do prazo de pré-inscrição na formação para a pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (QRCCD) até 20 de setembro

Content links

Alargamento do prazo de pré-inscrição na formação para a pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (QRCCD) até 20 de setembro

A Direção-Geral da Educação (DGE) informa os/as professores/as interessados/as na pilotagem do Quadro de Referência de Competências para a Cultura Democrática (QRCCD) em efetuar a pré-inscrição na ação de formação que antecederá o início desta iniciativa, que o prazo para a mesma foi alargado de 05 de setembro de 2016 para dia 20 de setembro de 2016.

Para efetuar a sua pré-inscrição, os/as professores/as deverão solicitar informação adicional junto da Direção do seu estabelecimento de educação e ensino, nomeadamente acerca do acesso ao formulário eletrónico destinado à pré-inscrição.

O QRCCD foi divulgado recentemente pelo Conselho da Europa, pretendendo constituir-se como um documento conceptual para o desenvolvimento de competências pelos/as alunos/as, tendo em vista a participação ativa na cultura democrática e a convivência pacífica, no contexto de sociedades democráticas culturalmente diversas.

O referido Quadro integra descritores relativos a 20 competências que se encontram agrupadas por: valores; atitudes; conhecimento e compreensão crítica; capacidades.

Pretende-se que o QRCCD se constitua como um documento de apoio aos Estados, no âmbito do planeamento e da execução das políticas educativas, assumindo-se como uma referência para o reforço da Educação para a Cidadania, em todos os níveis de educação e ensino.

O QRCCD está em pilotagem em 12 Estados-Membros do Conselho da Europa, entre os quais Portugal, que participa através do Ministério da Educação, envolvendo aproximadamente 135 professores em cada país.

A pilotagem dos descritores decorre em situações reais de aprendizagem, com alunos/as a partir dos 9 anos de idade, abrangendo, no caso de Portugal, os ensinos básico e secundário.

A ação de formação terá a duração de 12 horas, distribuídas por dois dias consecutivos, e realizar-se-á, previsivelmente, entre 12 de setembro e 08 de outubro p.f., em Lisboa.

A participação nesta ação de formação vincula os/as professores/as à realização da subsequente pilotagem dos descritores nas suas escolas, até ao final do mês de novembro de 2016.

Para informações adicionais, poderá ser utilizado o seguinte endereço eletrónico: pilotagem.qrccd@dge.mec.pt.

Fonte: DGE