Educação para a Cidadania

Portugal, a última Fronteira

A 27 de janeiro evoca-se a Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, coincidente com a libertação pelas tropas russas do maior campo de extermínio nazi: Auschwitz-Bikernau (1945). Neste dia recorda-se este período da História da Humanidade, com o objetivo de lutar contra todas as formas de discriminação e de atentados aos Direitos Humanos, valorizando a tolerância e o respeito mútuo.

Lançamento público do Ano Nacional da Colaboração

A colaboração, particularmente entre organizações, é um processo essencial para a gestão de problemas complexos. Há, no entanto, a consciência de que a cultura colaborativa encontra obstáculos relevantes, que necessitam de ser ultrapassados, de forma a contribuir ativamente para uma “era da colaboração”.

É neste contexto que o Forum GOVINT e os seus promotores irão promover o Ano Nacional da Colaboração (ANC) – 2019 (www.colaborar.pt).

Educação Financeira - Formação de Docentes

A Direção-Geral da Educação irá realizar o curso de formação “Trabalhar o Referencial de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar”, com duas turmas, destinado a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial (cronograma em anexo).

A Maior Lição do Mundo

A Maior Lição do Mundo(AMLM) vai decorrer no próximo dia 10 de outubro, pelas 11 horas, no Agrupamento de Escolas de Alcanena, e vai contar com as presenças do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Comissário das Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, Vital Moreira, entre outras personalidades.

Lançamento do Caderno de Educação Financeira 3

O Caderno de Educação Financeira 3 para o 3.º ciclo do ensino básico destina-se a apoiar alunos e professores na abordagem a temas do Referencial de Educação Financeira (REF) e pode, enquanto material de apoio à Educação Financeira, ser trabalhado nos diversos contextos curriculares de aprendizagem: no seio das disciplinas; em Cidadania e Desenvolvimento; em ofertas complementares ou no apoio ao desenvolvimento de projetos.

Páginas

Subscreva RSS - Educação para a Cidadania