Está aqui

Homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Content links

Homenagem a Aristides de Sousa Mendes

Há 80 anos Aristides de Sousa Mendes, Cônsul português em Bordéus, concedia, desobedecendo às ordens de Salazar, milhares de vistos que possibilitaram a milhares de mulheres, homens e crianças, muitos deles judeus, a fuga para Portugal e daí para um destino de liberdade. Aristides chegou mesmo a dar ordem aos consulados de Toulouse e Bayonne para que assinassem os vistos, deslocou-se a Bayonne e continuou, na rua, junto à fronteira de Hendaye, a tarefa hercúlea de atribuição de vistos.

Esta não é uma história para esquecer, é sim uma história para contar. Para mostrar que o ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes é um exemplo de luta contra a discriminação e de afirmação de valores de liberdade e solidariedade. Aristides de Sousa Mendes, Justo entre as Nações, título concedido pelo Yad Vashem em 1967, tem recebido a título póstumo várias homenagens e é agora a altura de as dar a conhecer aos mais novos.

A Direção-Geral da Educação presta homenagem a Aristides de Sousa Mendes e desafia as escolas a associarem-se a esta comemoração, divulgando junto dos alunos esta figura única na História de Portugal e promovendo uma consciência e uma atitude critica de exercício de cidadania.

Divulgação de sites e notícias

No âmbito do Projeto UNESCO, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal "Dever de Memória- jovens pelos direitos humanos", e contando com a colaboração dos artistas Josefa Reis e Victor Costa, lançou o desafio on-line, sob o nome "SER Consciência...30/1000 por 1 VIDA", para assinalar os 80 anos do ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes.

No sentido de reafirmar o propósito de preservação da memória, associada ao ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes, voltamos a divulgar o link para as Recomendações para o ensino e aprendizagem do ensino do Holocausto aprovadas pelos países membros da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA), da qual Portugal é membro efetivo desde dezembro de 2019. Este texto educativo constitui um documento de referência fundamental para os professores utilizarem na preparação desta temática e na elaboração de projetos ligados ao Holocausto e ao Antissemitismo.

 

Centrados na figura de Aristides de Sousa Mendes, divulgamos outros sites que podem ser importantes ferramentas para este propósito:

Fundação Aristides de Sousa Mendes: https://fundacaoaristidesdesousamendes.pt/

Museu Virtual (Fundação Aristides de Sousa Mendes): http://mvasm.sapo.pt/EV

Yad Vashem: https://www.yadvashem.org/righteous/stories/mendes.html

Museu Fronteira da Paz – Vilar Formoso: https://www.cm-almeida.pt/espacos-municipais/1678-2/memorial/

Aristides de Sousa Mendes Foundation: http://sousamendesfoundation.org/

RTP Ensina: https://ensina.rtp.pt/?s=Aristides%20de%20Sousa%20Mendes#