Está aqui

INOVA! 2014/15 - Final Nacional do Concurso de Ideias

Content links

INOVA! 2014/15 - Final Nacional do Concurso de Ideias

A iniciativa INOVA – Concurso de Ideias 2014/15 já apurou os finalistas para a Final Nacional, a realizar no próximo dia 5 de junho, no Auditório Seminário Torre D`Aguilha.

Das 347 candidaturas submetidas ao Concurso de Ideias INOVA, o Prémio com mais adesão foi o INOVA Criatividade, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Além da Criatividade, os prémios dividiram-se entre o INOVA Atitude, o INOVA Social e o INOVA Negócio, representadas por um total de 187 escolas e centros de formação que totalizaram 912 alunos e 347 professores. A lista dos apurados para a final (veja Aqui) surge após a fase de defesa presencial regional dos candidatos nas várias regiões. A final nacional conta com representantes das 6 entidades que promovem a Iniciativa, os quais farão parte do júri que avaliará as candidaturas dos finalistas em conjunto com a apresentação presencial.

Na final nacional é também atribuído o Prémio INOVA! 2015, ao melhor projeto nacional, selecionado pelo conjunto das equipas finalistas, a partir do grupo de vencedores nas várias categorias. Em paralelo ao processo de apresentação de ideias pelas equipas de alunos e professores, decorre um concurso para a identificação da escola que evidencia maior dinamismo na promoção de uma cultura empreendedora. Desta forma, as Escolas podem candidatar-se ao Prémio INOVA! Escola.

A Iniciativa INOVA tem como objetivo estimular o espírito empreendedor, crítico e inovador de crianças e jovens, fomentando a capacidade analítica e de reflexão, de expressão e de argumentação, a imaginação e a orientação para a procura de soluções através do desenvolvimento de projetos inovadores. É um concurso dirigido a todos os estabelecimentos escolares do país.

A iniciativa INOVA! foi concebida no âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+E+I) e resulta de um projeto de parceria entre o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.), o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.), a DGE (Direção-Geral da Educação), a DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), a ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.) e a SCML (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, BIS - Banco de Inovação Social).