Está aqui

Lançamento público do Ano Nacional da Colaboração

Content links

Lançamento público do Ano Nacional da Colaboração

A colaboração, particularmente entre organizações, é um processo essencial para a gestão de problemas complexos. Há, no entanto, a consciência de que a cultura colaborativa encontra obstáculos relevantes, que necessitam de ser ultrapassados, de forma a contribuir ativamente para uma “era da colaboração”.

É neste contexto que o Forum GOVINT e os seus promotores irão promover o Ano Nacional da Colaboração (ANC) – 2019 (www.colaborar.pt).

Este projeto visa a promoção e disseminação do conceito “Colaborar faz toda a diferença” na comunidade escolar, criando dinâmica e atenção social para o tema da colaboração, como forma de contribuir para uma mudança cultural/organizacional das escolas, bem como o investimento no contexto de educação para que, desde cedo, se aprenda a cooperar e se perceba o potencial transformador da colaboração.

Neste sentido, pretende-se mobilizar e inspirar Escolas portuguesas para a relevância estratégica do ato colaborativo, bem como promover a participação de escolas no Programa Nacional em rede, através de uma dinâmica descentralizada e colaborativa.

Para o efeito, pretende-se envolver comunidades educativas através de parcerias já instaladas ou a criar, que queiram desenvolver iniciativas sob este desígnio, tais como Diretores de Agrupamentos e Presidentes do Conselho Geral com responsabilidade na definição de políticas nas suas organizações; estruturas intermédias e professores através da colaboração em equipas multidisciplinares, jovens do ensino básico e secundário, entre outros.

A apresentação pública do ANC teve lugar no dia 4 de janeiro de 2018, no auditório da Escola Secundária de Camões, contando com a presença de várias entidades públicas e privadas num ato colaborativo em prole do sucesso.