Está aqui

A MAIOR LIÇÃO DO MUNDO - Aula Aberta

Content links

A MAIOR LIÇÃO DO MUNDO - Aula Aberta

A Maior Lição do Mundo visa dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030 (ODS) e encorajar as crianças e os jovens a refletir sobre como podem contribuir para os alcançar.

A Maior Lição do Mundo é uma iniciativa do Projeto ‘Everyone’ à qual se associam organizações como a UNICEF e a UNESCO, bem como diversas personalidades a nível mundial.

A implementação de A Maior Lição do Mundo decorre de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, por ocasião da Cimeira da Organização das Nações Unidas sobre a adoção da ‘Agenda pós 2015’, realizada em Nova Iorque, de 25 a 27 de setembro.

Para concretizar A Maior Lição do Mundo são disponibilizados recursos a utilizar pelos/as docentes com os/as seus alunos/as:

- Planos de aula, que poderão ser adaptados consoante a idade e o nível de educação e ensino;

- Um vídeo de animação e um livro de banda desenhada;

- Recursos adicionais de apoio aos docentes (planos de aula sobre temas específicos dos ODS, outros filmes e imagens, …).

Os recursos desta iniciativa continuarão disponíveis para além de setembro, a fim de permitir a sua utilização posterior.

Prevê-se a recolha de histórias e relatos com vista à ampla partilha de experiências sobre a 1.ª Maior Lição do Mundo, bem como a continuidade da sua implementação em cada um dos próximos 15 anos.

Em Portugal, A Maior Lição do Mundo está a ser promovida pelo Comité Português para a UNICEF e pela Direção-Geral da Educação – Ministério da Educação e Ciência, nomeadamente através da produção de recursos adaptados em português europeu (a partir dos disponibilizados pelos organizadores desta iniciativa global), disponíveis em http://maiorlicao.unicef.pt.

Iniciativas em destaque:

- Divulgação de A Maior Lição do Mundo a todos os estabelecimentos de educação e ensino não superior, visando promover uma ampla participação;

- Produção de recursos adaptados em português europeu (a partir dos disponibilizados pelos organizadores desta iniciativa global), disponíveis em http://maiorlicao.unicef.pt;

- Realização de uma Aula Aberta, na Escola Secundária Rainha Dona Leonor (sede do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor), em Lisboa, no dia 1 de outubro, pelas 10 horas. Esta Aula, destinada a cerca de 120 alunos/as do 9.º ano de escolaridade, tem como intervenientes, entre outros: Hermínia Silva, Diretora do referido Agrupamento de Escolas, José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação; José Manuel Santos Pais, Membro do Conselho de Administração do Comité Português para a UNICEF; Joana Latino, jornalista.

Informações adicionais sobre A Maior Lição do Mundo e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

http://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-para-cidadania/maior-licao-do-mundo-28-de-setembro-2-de-outubro

http://maiorlicao.unicef.pt

http://www.globalgoals.org/worldslargestlesson

http://www.project-everyone.org

http://www.globalgoals.org/

https://sustainabledevelopment.un.org/

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030 (ODS) [PDF]

 

 

Fonte: DGE/30.09.2015