Está aqui

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade - Apresentação

Content links

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade - Apresentação

Hoje às 16.15, nas XXIV Jornadas Pedagógicas  da ASPEA, vai ser apresentado o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A sessão pública de apresentação será presidida pelo Exmo. Sr. Secretário de Estado da Educação, João Costa e terá lugar no Auditório Municipal do Cinema Charlot e Escola Secundária du Bocage - Setúbal.

A educação ambiental é parte integrante da educação para a cidadania assumindo, pela sua característica eminentemente transversal, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de competências imprescindíveis para responder aos desafios da sociedade do século XXI.

Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação (DGE) tem vindo a elaborar, em colaboração com outros organismos e instituições públicas e com diversos parceiros da sociedade civil, documentos que se poderão constituir como Referenciais na abordagem das diferentes dimensões de cidadania.

O Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade insere-se no conjunto de Referenciais preparados pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação para a Cidadania.

O Referencial, de natureza flexível, pode ser usado em contextos muito diversos, no seu todo ou em parte, no quadro da dimensão transversal da Educação para a Cidadania, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que tenham como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos

Este referencial elaborado sob a coordenação da DGE teve como parceiros várias entidades que têm nos seus objetivos a Educação Ambiental para a Sustentabilidade e que figuram na autoria do mesmo.