Está aqui

Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro 2019

Content links

Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro 2019

 

Folheto

DECLARAÇÃO do Conselho da Europa:

EN | FR

A Direção-Geral da Educação convida todos os estabelecimentos escolares a festejarem o Dia Europeu das Línguas (DEL), instituído no Ano Europeu das Línguas 2001 por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

Publica-se, para divulgação, a declaração do Conselho da Europa para assinalar o Dia Europeu das Línguas 2019, este ano no seu 18.º aniversário e especialmente dedicado à abertura ao Outro, à tolerância e à rejeição do ódio em todos os níveis da sociedade. Trata-se, assim, de uma ocasião perfeita para celebrar o imenso valor da diversidade linguística e cultural europeia.

Para mais informações e organização de atividades em torno do DEL 2019, sugere-se a consulta do website http://edl.ecml.at, onde poderão encontrar informação detalhada em 38 línguas, incluindo em Português.

A todos os estabelecimentos escolares e a outras entidades organizadoras de eventos no âmbito das celebrações do DEL, recomenda-se ainda o registo das respetivas atividades no calendário online disponível em http://edl.ecml.at/edlevents. Este calendário foi criado pelo Conselho da Europa especificamente para este efeito e inclui um mapa através do qual é possível verificarmos rapidamente que atividades vão ser desenvolvidas, quando e onde.

Salienta-se ainda a iniciativa do DEL 2019, intitulada The language challenge. Poderão consultar informação sobre a mesma em https://edl.ecml.at/languagechallenge e ver do interesse em fazerem alguns dos 51 desafios propostos no âmbito da aprendizagem das línguas. Poderão escolher desafios simples que não exijam muito tempo (por exemplo, “contar até 10 em três línguas diferentes, num minuto”) ou desafios mais exigentes (por exemplo, “escrever, com um amigo, a letra de uma canção em língua estrangeira”). O Manual desta iniciativa está disponível em várias línguas, incluindo em Inglês, Francês e Alemão.

A DGE agradece, desde já, a todos os estabelecimentos escolares e a todos os professores de línguas pela habitual colaboração e está certa de que o Dia Europeu das Línguas 2019 será, mais uma vez, um dia muito especial em Portugal.

Obrigada! Thank you! Merci beaucoup! ¡Gracias! Danke!

 

 

 

FONTE: DGE | 25 setembro  2019