Está aqui

O Mundo na Escola

O Mundo na Escola

levar a ciência às escolas e as escolas à ciência

Banner O Mundo na Escola © Maria João Worm e Diniz Conefrey
Banner O Mundo na Escola © Maria João Worm e Diniz Conefrey

O Programa O Mundo na Escola (MnE), um programa de formação cultural em todas áreas do conhecimento foi criado em Abril de 2012 pelo Ministério da Educação e Ciência (Despacho n.º 5368 de 19 de abril de 2012), com o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos profissionais das várias áreas do saber, das artes às ciências e às letras, motivando para o conhecimento.

Na primeira fase o MnE incide sobre Ciência e Tecnologia, nas fases seguintes incidirá sobre as Artes e as Humanidades.

A Direção do MnE-Ciência é assegurada pela Professora Dra. Ana Maria Eiró, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

Das atividades incluídas no programa destacam-se:

 

A Física no dia-a-dia é uma exposição baseada na obra homónima de Rómulo de Carvalho em que se convida o visitante a fazer experiências simples, utilizando objetos do quotidiano, para entender os princípios da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.

 

> Insetos em Ordem “ é uma exposição sobre a diversidade de insetos da fauna europeia. Propõe um jogo-de-pista para todas as idades, que desafia os visitantes a serem «biólogos por uma hora».
Cada visitante recebe à entrada da exposição um inseto conservado em resina. O objetivo é identificar a ordem do inseto (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características.

 

> As Grandes Aulas são aulas dadas na escola por cientistas de excelência, com uma componente de experimentação e de participação ativa e com uma dinâmica capaz de transmitir a motivação e o entusiasmo pela ciência. Pretende-se que a interação entre o professor e os alunos estimule nestes um envolvimento ativo em explorações pessoais e o gosto pela experimentação, pela descoberta e pela criação.


Exposição Insetos em Ordem

Exposição Insetos em Ordem

A exposição Insetos em Ordem, promovida no âmbito do programa “O Mundo na Escola”, é destinada sobretudo à população escolar do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos).

É uma exposição itinerante cujos locais e datas de exibição irão sendo anunciados junto das escolas do ensino básico e secundário e na página web da exposição.

Insetos em Ordem é uma exposição constituída por exemplares de insetos da fauna europeia pertencentes a mais de 50 espécies, que propõe um jogo-de-pista para todas as idades, desafiando os visitantes a serem "biólogos por uma hora".

À entrada da exposição é entregue, a cada visitante, um exemplar de um inseto conservado em resina, para que identifique a sua ordem e conheça as suas características. Para o conseguir fazer, os visitantes utilizam uma chave de identificação dicotómica, construída no espaço da exposição, que consiste num grande labirinto constituído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos. Ao longo deste percurso é preciso ir fazendo escolhas até chegar à identificação final. No final, é possível conhecer as características de cada ordem, o nome específico do inseto e outras curiosidades sobre o grupo.

Esta é uma exposição itinerante de forma a possibilitar a visita do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nos distritos com menor oferta científica.

A versão original de Insetos em Ordem abriu ao público a 28 de Maio de 2010, no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC) em Lisboa, integrada no programa de Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade do MNHNC e do Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa.


SABER MAIS


Grandes Aulas

SABER MAIS

Filmes das Grandes Aulas