Está aqui

Equipa portuguesa medalhada na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física

Content links

Equipa portuguesa medalhada na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física

Todos os elementos da equipa de alunos que representou Portugal na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física foram premiados, tendo obtido uma medalha de prata, uma medalha de bronze e duas menções honrosas.

A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e participantes nesta competição, em particular os alunos premiados.

A Olimpíada Ibero-americana de Física é uma competição anual para estudantes pré-universitários, a qual pretende testar os conhecimentos dos jovens em Física, através da realização de duas provas - uma experimental e outra teórica. Este ano a competição decorreu em Carmelo, no Uruguai, de 26 a 30 de setembro, tendo participado 69 estudantes finalistas do ensino secundário de 19 países.

O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto das duas provas, foi um estudante do Brasil.

Participaram na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física os seguintes alunos portugueses:

  • Carlos Miguel Alexandre Carteiro (E. S. Damião de Goes, Alenquer), medalha de Prata;

  • Francisco Salema Oom de Sacadura (E. S. Quinta do Marquês, Oeiras), medalha de Bronze;

  • Tiago Cunha de Araújo (Externato Delfim Ferreira, Riba de Ave), menção honrosa;

  • José Miguel de Oliveira Mendes (E. S. Martinho Árias, Soure), menção honrosa.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian.

A preparação científica da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrada nas atividades da escola Quark! de Física para jovens.

 

Equipa portuguesa que participou na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física

Equipa portuguesa que participou na XXI Olimpíada Ibero-americana de Física