Está aqui

EUSO 2016 – Medalha de ouro para Portugal

Content links

EUSO 2016 – Medalha de ouro para Portugal

Nota de Imprensa

Uma das equipas que constituem a delegação portuguesa na Olimpíada da Ciência da União Europeia conquistou uma medalha de ouro nesta competição, que envolveu 48 equipas de 23 países e que teve lugar na Estónia, em Tartu, de 07 de a 14 de maio na Estónia. Os alunos premiados foram Luís Miguel Costa e Silva (Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto), Guilherme Vilela Alves (Agrupamento Escolas Nuno Alvares, Castelo Branco) e Raul Pombo Monteiro (Agrupamento Escolas Nuno Alvares, Castelo Branco). Para além destes também participaram na competição os alunos Maria Matilde Soares da Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), Rodrigo Leal Rosmaninho (Colégio Nossa Senhora da Assunção, Anadia) e Constança Silva Albuquerque (Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa).

A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados no ensino das ciências. Esta competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.

Portugal participa nesta competição, que em 2015 envolveu 25 países europeus, desde 2008. Em 2008, Portugal esteve presente na qualidade de Observador, tendo participado plenamente entre 2009 a 2015, com uma delegação de duas equipas de alunos, de 3 alunos cada, de acordo com o regulamento desta competição.

A organização da participação portuguesa da EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.