Está aqui

Dia Mundial da Atividade Física

Content links

Dia Mundial da Atividade Física

O Dia Mundial da Atividade Física foi celebrado no dia 6 de abril, na zona ribeirinha de Portimão, a Capital Europeia do Desporto 2019.

Foram realizadas inúmeras atividades desportivas e junto ao palco montado “Mais Desporto para Todos!”, esteve representada a Direção-Geral da Educação, num espaço dedicado à promoção do Desporto Escolar e à Plataforma FITescola, cuja finalidade é diagnosticar a aptidão física dos alunos e incentivar à prática desportiva. A Plataforma FITescola tem a particularidade de uma vez descoberta, querer ser por todos experimentada, pois de uma forma prática e lúdica, crianças e famílias puderam testar a sua composição corporal e aptidão física. A abrilhantar o evento estiveram os responsáveis pela educação e desporto, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que incentivaram os presentes à prática regular do exercício físico.

A RTP 1 associou-se a este Dia Mundial da Atividade Física, emitindo em direto o programa “Aqui Portugal”, num total de oito horas de emissão.
Veja tudo em www.rtp.pt, “Aqui Portugal”, dia 6 de abril.

 

Mais informação:
A Organização Mundial de Saúde, que instituiu o dia 6 de abril para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Mais de um terço dos portugueses pratica atividade física regular.

Neste dia foram revelados os números da investigação efetuada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, com a divulgação do Inquérito Nacional de saúde com exame Físico (INSEF) que incluiu 4.911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de dois terços dos quais (63,4%) “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.
Segundo dados do inquérito, 2,3 milhões de portugueses (34,2%) praticam alguma atividade física regular, ou seja, pelo menos uma vez por semana e de forma a transpirar e a sentir cansaço. Esta atividade é mais frequente nos homens (39,7%) e no grupo etário dos 25 aos 34 anos (47,1%). Logo a seguir, surge a faixa etária dos 35 aos 44 anos (40,6%), dos 45 aos 54 anos (31,8%) e dos 55 aos 64 anos (28,1%). A atividade física é menor na faixa entre os 65 e os 74 anos (20,8%). A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela onde se pratica mais atividade física regular (40,3%), seguindo-se o Algarve (39,9%), o Alentejo (34,2%), o Norte (30%) e o Centro (28%).

A atividade física regular é mais comum entre pessoas empregadas (38,4%) e entre quem completou o ensino superior (49,6%). Entre os que têm o ensinomsecundário, a prática de atividade física é seguida por 43,2% da população inquirida, sendo que 32,3% dos que têm o segundo ou terceiro ciclo fazem desporto. Entre os que não têm nenhuma escolaridade ou apenas o primeiro ciclo, a prática de atividade física regular abrange 18,8% da população.

In 24. SAPO.pt