Está aqui

Final da Taça Desporto Escolar/CNID reuniu 864 participantes em Lisboa

Content links

Final da Taça Desporto Escolar/CNID reuniu 864 participantes em Lisboa

A Escola Básica Frazão, da CLDE Tâmega, foi a vencedora da 1ª edição da Taça Desporto Escolar/CNID cuja final se realizou nos dias 7 e 8 deste mês no Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa. A Escola Básica Dr. Costa Matos, da CLDE Porto, e a Escola Básica D. Paio Peres Correia, da CLDE Algarve, ficaram, respetivamente, em 2º e 3º lugares.

A taça foi entregue à equipa vencedora pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que marcou presença na cerimónia de encerramento.

Nesta cerimónia, para a entrega de taças e medalhas, estiveram também presentes, o Diretor-Geral da Educação, Dr. Vítor Pedroso, o Presidente do IPDJ, Dr. Augusto Baganha, o Administrador da Fundação Inatel, Dr. Álvaro Carneiro, o Vereador do Desporto, da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Jorge Máximo, o Vice-presidente do CNID, Dr. João Gonçalves, o Subdiretor-Geral da Educação, Dr. Pedro Cunha, a Delegada Regional Centro da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr.ª Cristina Oliveira, o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Prof. Jorge Vieira, o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Prof. Manuel Fernandes, o Presidente da federação portuguesa de Ténis de Mesa, Dr. Pedro Moura, a Vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Dr.ª Juliana Sousa e o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Dr. Paulo Gomes.

Em competição, nesta final, estiveram 24 equipas constituídas por 30 alunos atletas, 2 árbitros e 4 professores, representantes das 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar, que se apuraram a partir de cada Agrupamento de Escolas, tendo participado nessa fase cerca de 14.000 alunos.

A Taça Desporto Escolar/CNID é disputada apenas por alunos do 7º ano de escolaridade e cada equipa tem que, obrigatoriamente, participar em todas as modalidades da prova – Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa – e ser constituída por 15 rapazes e 15 raparigas.

Com o lema “ganha a turma, ganha a escola”, este projeto visa potenciar o espírito de equipa e entreajuda, na medida em que para que uma escola fosse apurada para esta final teve que conseguir vencer em todas as modalidades e obter uma pontuação global. Este é o aspeto mais relevante neste novo projeto do Desporto Escolar.

A Taça Desporto Escolar/CNID integra as comemorações do 50º aniversário do CNID – Clube Nacional da Imprensa Desportiva.