Está aqui

Educação Financeira - Formação de Docentes

Content links

Educação Financeira - Formação de Docentes

A Direção-Geral da Educação irá realizar o curso de formação “Trabalhar o Referencial de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar”, com duas turmas, destinado a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial (cronograma em anexo).

1. Esta ação procura atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

a) Sensibilizar os docentes para a importância da Educação Financeira, enquanto domínio da Educação para a Cidadania;

b) Divulgar e contribuir para a implementação do referencial de educação financeira em espaço escolar;

c) Contribuir para a implementação e abordagem dos Cadernos de Educação Financeira, junto de alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;

d) Proporcionar a aquisição de conteúdos das áreas de Economia e finanças por parte dos educadores e professores, com vista a habilitá-los a uma abordagem adequada da educação financeira em contexto escolar.

Este curso de formação decorre da parceria entre Ministério da Educação, através da DGE, e os supervisores financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, e conta com uma vasta equipa de formadores do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

O objetivo prioritário é formar um conjunto de docentes que possam vir a disseminar a formação a todos os docentes (da educação pré-escolar ao ensino secundário) através dos CFAE ou nas suas escolas, pelo que:

2. Os formandos devem, preferencialmente, obedecer aos seguintes requisitos:

· Professores do quadro, com registo de formador emitido pelo CCPFC, em áreas da formação inicial de docentes, designadamente: A13 ― Contabilidade; A19 ― Direito; A20 ― Economia; C05 ― Didática Específica; D13 ― Educação para a Cidadania (…).

· Professores do quadro que tenham adquirido formação em educação financeira.

· Docentes do quadro de todos os grupos de recrutamento.

 

N.º de registo de acreditação

Designação da ação:

Modalidade

Regime de frequência

Turmas

Concelho

Data de início

Data de fim

Data limite para inscrição

CCPFC/ACC-89814/17

Trabalhar o Referencial de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar

Curso de Formação

Presencial

2

Pombal

29/10/2018

12/01/2019

24/10/2018

 

Endereço para inscrição dos formados: http://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/746953/enroll

Só serão considerados no processo de seleção os formandos que se encontrem inscritos no Portal de Gestão da Formação da DGE no prazo estabelecido. Não serão aceites inscrições por outras vias.

Mais se informa que não há lugar ao pagamento, por parte da DGE, de deslocações ou ajudas de custo aos formandos.

A inscrição na ação de formação pressupõe o registo prévio no Portal de Gestão da Formação da DGE. Caso ainda não esteja inscrito, por favor aceda ao site, escolha a opção Registo de Formando/Formador e preencha o formulário eletrónico a que tem acesso, tendo em conta que:

· as perguntas assinaladas com asterisco são de resposta obrigatória;

· as datas devem ser introduzidas utilizando o calendário na lateral da área correspondente;

· não pode ter acentos, espaços ou pontuação;

· a indicação de um contacto telefónico é obrigatória, pelo que se só têm telemóvel, devem repetir a indicação do seu número nos campos Telefone e Telemóvel.

No final do preenchimento do formulário eletrónico, deve pressionar o botão Registar, sendo-lhe apresentada a seguinte mensagem:

“Registo efetuado com sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a conta (caso não o receba no prazo de 3 horas, envie um email a solicitar a ativação do seu registo, indicando o username utilizado).”

Deverá verificar a sua caixa de correio eletrónico (inclusive o spam) e ‘clicar’ na hiperligação que lhe foi enviada para ativar a sua conta, sendo reencaminhado de volta para o site da formação e mostrada a informação de confirmação de registo bem-sucedido:

“Utilizador ativado com sucesso.”

Apenas após concluídos os procedimentos supra mencionados, pode proceder à sua inscrição numa ação de formação, devendo, para tal, utilizar os endereços indicados.

Em caso de dificuldade no registo, deverá entrar em contacto com a equipa DGE-Formação através do email formacao@dge.mec.pt

Cronograma