Está aqui

Selo de Escola Intercultural – 5.ª Edição: Resultado das candidaturas

Content links

Selo de Escola Intercultural – 5.ª Edição: Resultado das candidaturas

Realizou-se no passado dia 9 de maio, pelas 14h30, no Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado, a cerimónia de atribuição do distintivo Selo de Escola Intercultural referente à 5.ª Edição, o qual consiste num certificado e num selo digital com a distinção conferida, a utilizar em elementos de comunicação da Escola.

A cerimónia contou com a presença de diretores, alunos e outros representantes dos estabelecimentos de educação e ensino certificados na presente edição, de várias individualidades e de Suas Exas. a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o Secretário de Estado da Educação.

Num painel com alunos foi abordada a forma como é vivenciada a interculturalidade na sua escola.

Dois alunos da Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, SAMP (concelho de Leiria) proporcionaram aos presentes um agradável apontamento musical.


A iniciativa Selo de Escola Intercultural é promovida pela Direção-Geral da Educação, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., e a Fundação Aga Kahn Portugal e tem por objetivos: identificar as escolas que reconhecem e valorizam a diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as, com vista à disseminação de boas práticas; distinguir e reconhecer publicamente as escolas que implementam estratégias e/ou ações concretas de promoção da interculturalidade, da igualdade de oportunidades e do sucesso escolar de todos/as os/as alunos/as; proporcionar-lhes meios que lhes permitam um balanço crítico sobre as suas práticas no âmbito da educação intercultural; promover a partilha de conhecimentos e de experiências entre as escolas participantes na iniciativa Selo de Escola Intercultural, para aprendizagem mútua.

A fase de candidaturas ao Selo de Escola Intercultural decorreu de 21 de dezembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018.

O processo de análise e avaliação das candidaturas teve lugar de 22 de janeiro a 30 de março de 2018. Do júri fizeram parte dois representantes de cada uma das entidades promotoras.

Nos termos do Regulamento para atribuição do Selo de Escola Intercultural, candidataram-se a esta iniciativa 44 estabelecimentos de educação e ensino, 15 dos quais com o objetivo de melhorarem o nível de certificação atribuído na anterior edição. Foram atribuídos 9 Selos de Escola Intercultural de Nível I – Iniciação e 19 de Nível II – Intermédio.

A lista das escolas distinguidas encontra-se disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-intercultural

 

Fonte: DGE