Está aqui

Seminário de Divulgação - "Mind Safety - Safety Matters!

Content links

Seminário de Divulgação - "Mind Safety - Safety Matters!

No dia 20 de junho, pelas 9:00h, irá decorrer no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, o Seminário de Divulgação do projeto “Mind safety – Safety Matters”.

O número de participantes está condicionado à lotação do auditório e das salas dos workshops, sendo obrigatória inscrição prévia.

No ato da credenciação, prévio ao início do Seminário, os participantes podem inscrever-se num dos 3 workshops, a realizar na parte da tarde, cada um organizado para divulgação dos produtos finais deste projeto.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é coordenadora deste projeto transnacional, iniciado em 2015, denominado “Mind Safety Safety Matters!”, do Programa ERASMUS+ Educação e Formação, realizado em parceria com a Universidade de Aveiro, a Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior - AFTEBI, a Universidade de Delft - Holanda, a Universidade de Girona – Espanha, os institutos Institutul National de Cercetare-Dezvoltare pentru Protectia Muncii Alexandru Darabont - INCDPM – Roménia e Occupational Safety Research Institute - OSRI – República Checa, com o apoio institucional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho- EU-OSHA.

Desde 2016 conta também com o apoio institucional da Rede Europeia de Educação e Formação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (ENETOSH).

O projeto “Mind Safety Safety Matters!”, financiado pelo Erasmus+ Educação e Formação, integra 7 parcerias estratégicas, oriundas de 5 países, com vista a consagrar uma prática colaborativa e de funcionamento em rede para estudar e propor materiais inovadores para o ensino dos conceitos de segurança e saúde no trabalho, estando também em linha com a Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2015-2020 (ENSST 2015-2020), nomeadamente nas medidas 1 e 2 do objetivo 1 – “Desenvolver e implementar políticas públicas de segurança e saúde no trabalho”, que corresponde ao objetivo estratégico 1 da mesma.

Tendo este projeto data de conclusão em 2018, a ACT tem a responsabilidade de organizar um seminário de encerramento no dia 20 de junho de 2018, de divulgação  das práticas colaborativas inovadoras, e das formas de desenvolver competências de ensino dos professores nas matérias de segurança no trabalho através de abordagens curriculares interdisciplinares apresentando os produtos produzidos durante o desenvolvimento do projeto, nomeadamente:

· O1 – “OSH – Education Teaching Guide” Guidelines for Teacher Education and Training on OSH Learning– Guia de Ensino e Educação em Segurança e Saúde no Trabalho – Líder ACT;

· O2 – “OSH! What a bright idea! – Practical Guide for Teachers” – Guia prático com planos de sessão, abordagens curriculares e atividades pedagógicas – Líder Universidade de Girona;

· O3 – “OSH! What a bright idea! – Booklet for students and other educational contents” – instrumentos que incluem um e-book e um audio-book com atividades e exercícios interdisciplinares de ST preparados para estudantes dos 14 aos 18 anos, cegos e/ou com baixa visão – Líder Universidade de Aveiro.

Um dos objetivos deste projeto é estimular a perceção do risco nos jovens em idade escolar, dos 14 aos 18 anos, de forma a contribuir para a criação da cultura de segurança que se espera que a médio e longo prazo se reflita na diminuição dos acidentes de trabalho e nas doenças profissionais na Europa e particularmente em Portugal.

Para este evento, a ACT convida todos os parceiros do projeto, membros do governo, gestores do Programa Erasmus+, professores do ensino secundário e universitário, formadores, diretores de agrupamentos de escola, diretores de centros de formação de professores, representantes de sindicatos de professores, alunos e todas as pessoas interessadas em alavancar a inserção da prevenção dos riscos profissionais na aprendizagem, essencial para garantir uma Geração Segura e Saudável. A ACT estende ainda este convite para o almoço que irá decorrer no jardim da Faculdade, para todos os participantes do seminário e dos workshops.