Está aqui

Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro 2018

Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro 2018

 

Folheto

DECLARAÇÃO do Conselho da Europa:

EN | FR

A Direção-Geral da Educação convida os estabelecimentos escolares a festejarem o Dia Europeu das Línguas (DEL), instituído no Ano Europeu das Línguas 2001 por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

Publica-se, para divulgação, a declaração do Conselho da Europa para assinalar o Dia Europeu das Línguas 2018, este ano no seu 17.º aniversário e especialmente dedicado ao património cultural. Trata-se, assim, de uma ocasião perfeita para celebrar o imenso valor da diversidade cultural europeia.

Para mais informações e organização de atividades em torno do DEL 2018, sugere-se a consulta do website http://edl.ecml.at, onde poderão encontrar informação detalhada em 37 línguas, incluindo em Português.

A todos os estabelecimentos escolares e a outras entidades organizadoras de eventos no âmbito das celebrações do DEL, recomenda-se ainda o registo das respetivas atividades no calendário online disponível em http://edl.ecml.at/edlevents. Este calendário foi criado pelo Conselho da Europa especificamente para este efeito e inclui um mapa através do qual é possível verificarmos rapidamente que atividades vão ser desenvolvidas, quando e onde.

Salienta-se ainda a iniciativa intitulada “How multilingual is your classroom/organisation?”. As escolas poderão consultar informação sobre a mesma em Português, em https://edl.ecml.at/edlinitiative, e ver do interesse em participarem até dia 10 de outubro 2018. O objetivo do Conselho da Europa é poder identificar as salas de aula e os locais de trabalho mais multilingues da Europa.

A DGE agradece, desde já, a todos os estabelecimentos escolares e a todos os professores de línguas pela habitual colaboração e está certa de que o Dia Europeu das Línguas 2018 será, mais uma vez, um dia muito especial em Portugal.

Obrigada! Thank you! Merci beaucoup! ¡Gracias! Danke!

 

 

FONTE: DGE | 25 setembro  2018