Está aqui

Dia Europeu das Línguas assinalado de forma virtual

Content links

Dia Europeu das Línguas assinalado de forma virtual

No âmbito da celebração do Dia Europeu das Línguas (DEL), no dia 25 de setembro, às 10:00, terá lugar um webinar dirigido às escolas, dedicado à Europa e às suas línguas.

O webinar contará com uma apresentação de Ana Garrido, representante em Portugal da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, com o tema «Uma União Europeia multilingue e multicultural – perspetiva histórica», e com outra apresentação da responsabilidade do Professor Manuel Célio Conceição, da Universidade do Algarve, Presidente ex-officio do Conselho Europeu das Línguas, intitulada «Dia Europeu das Línguas – celebrar a diversidade linguística que nos une».

A seguir, serão apresentados os vídeos dos participantes que colaboraram na iniciativa: apresentações sobre as línguas e os países da Europa por membros da EUNIC Portugal (rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e pelas Embaixadas da União Europeia com presença em Portugal) e atividades das escolas (maioritariamente, do 3.º ciclo do ensino básico), como leituras de obras literárias, música, apresentação de exposições e de trabalhos de fotografia, trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, tradução de poemas, entre outros.

O webinar terminará com a apresentação musical do Hino da Europa tocado por uma banda juvenil.

A inscrição, só para professores, para participar neste webinar através da plataforma interativa, poderá ser feita aqui e o webinar poderá ser também seguido através das contas Facebook e YouTube da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

No dia 26 de setembro, as atividades do Dia Europeu das Línguas incluem miniaulas de línguas (speak dating), com a duração máxima de 10 minutos, que darão a possibilidade aos participantes de contactarem com 15 línguas diferentes: alemão, checo, croata, finlandês, francês, galês, georgiano, húngaro, inglês, irlandês, italiano, luxemburguês, polaco e romeno e, ainda, com a língua gestual portuguesa, com a participação de professores da Federação Portuguesa das Associações de Surdos. As últimas vagas para estas miniaulas aqui.

Ao longo do mês de setembro, está também a decorrer um passatempo dedicado à Europa e às suas línguas nas contas Facebook e Instagram da Comissão Europeia em Portugal.

Para mais informações, consultar o Facebook da EUNIC Portugal e da Representação da Comissão Europeia em Portugal.