Está aqui

Alargamento do prazo - Questionário sobre os documentos curriculares dos ensinos básico e secundário

Content links

Alargamento do prazo - Questionário sobre os documentos curriculares dos ensinos básico e secundário

Os professores, enquanto agentes principais no desenvolvimento do currículo, devem ter um papel fundamental na avaliação dos documentos curriculares, na reflexão sobre a sua exequibilidade e adequação ao tempo disponível e às reais capacidades dos alunos.

Nesse âmbito, o Ministério da Educação lança um inquérito a todos os professores sobre os documentos curriculares, tendo em consideração que atualmente coexistem, para a mesma disciplina, situações muito díspares, como por exemplo, Programas de 1991 em articulação com Metas Curriculares de 2014, Programas de 2001 em articulação com Metas Curriculares de 2014, Programas e Metas Curriculares de 2015.

Os resultados deste inquérito, já disponível para preenchimento em plataforma eletrónica disponibilizada para o efeito, serão fundamentais para o debate alargado que a tutela entende ser necessário construir sobre o perfil de saída do aluno após 12 anos de escolaridade, bem como sobre o contributo de cada disciplina para esse perfil.

Com efeito, o referido inquérito assenta nos seguintes objetivos:

  •  Avaliar a coerência entre os documentos curriculares das respetivas disciplinas, nomeadamente ao nível das finalidades e dos objetivos definidos;
  •  Aferir o nível de adequação das conceções e práticas dos docentes aos documentos curriculares em vigor;
  •  Analisar o impacto dos documentos curriculares no desenvolvimento do currículo e na prática docente;
  •  Avaliar a eficácia e o impacto dos documentos curriculares e da sua utilização nas escolas e no sucesso escolar dos alunos;
  •  Produzir recomendações com vista a ajudar a tomada de decisão no que respeita à reformulação dos documentos curriculares.

A informação prestada constituirá um contributo indispensável e importante, dado que permitirá um conhecimento amplo e rigoroso de todo este processo, no que respeita à sua implementação e execução.

O questionário deve ser preenchido online até ao dia 19 de abril de 2016, em: http://w3.dgeec.mec.pt/QuestionarioDocumentosCurriculares/.