Está aqui

Conferência Europeia da Literacia - ELINET 2016

Content links

Conferência Europeia da Literacia - ELINET 2016

ELINET European Literacy Conference - 2016

Um em cada cinco adultos e um em cada cinco jovens de 15 anos, não tem as competências de leitura de que necessita para funcionar plenamente numa sociedade moderna. Este facto traduz-se numa dificuldade acrescida para encontrar emprego, para além de contribuir para o aumento do risco de pobreza e exclusão social.

A Rede Europeia de Literacia - European Literacy Network [ELINET] promove a 3.ª Conferência Europeia da Literacia (ELINET European Literacy Conference) que terá lugar em  Amesterdão, Holanda, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2016.

Para os participantes, esta conferência constituirá uma oportunidade única de, não só acederem em primeira mão aos resultados de dois anos de trabalho colaborativo desenvolvido com 28 países europeus, mas também para assistirem a workshops sobre a utilização de novas ferramentas de combate à iliteracia, para a contactarem com especialistas internacionais e ainda colaborarem na definição de políticas futuras na área da literacia, contribuindo para aumentar o nível de literacia na Europa.

A conferência está a ser organizada pela Stichting Lezen & Schrijven [The Reading and Writing Foundation] e pela Universidade de Colónia, membros da ELINET.

Consulte aqui o programa.

NOTA: A inscrição na conferência é gratuita. O formulário de inscrição e toda a informação relevante, incluindo o programa podem ser consultados no website da Conferência . A inscrição pode ser efetuada até 6 janeiro de 2016.

Fazendo um pouco de história.

A ELINET surgiu na sequência do Relatório do Grupo de Peritos de Alto o Nivel da União Europeia sobre Literacia - 2012 (EU High Level Group of Experts on Literacy -2012). Este documento analisa as dificuldades da população europeia a nível da literacia e perfila as principais questões e soluções para conseguir um melhor desenvolvimento das competências em literacia na Europa.

A Rede foi criada em fevereiro de 2014, com um financiamento de 3 milhões de euros da Comissão Europeia para levar a cabo um programa de trabalho de dois anos. Coordenada pela Universidade de Colónia (Professora Doutora Christine Garbe, Instituto de Língua e Literatura Alemã II), a ELINET é um consórcio de 78 organizações, incluindo redes de literacia, ministérios de educação, agências nacionais, organizações internacionais (como a UNESCO), fundações, ONGs, universidades, centros de investigação, instituições de formação de professores, organizações voluntárias e outros grupos de trabalho na área da educação para a literacia, que se dedicam ao estudo, à investigação e à promoção da literacia (conceito de alfabetização atual relacionado com todas as formas de conceber a leitura, a escrita e outras utilizações da língua) nos respetivos âmbitos de influência.

A ELINET tem como finalidade analisar e contribuir para melhorar as políticas de educação para a literacia a nível local, regional, nacional e transnacional, no sentido de promover uma maior consciencialização da população para as questões da leitura e da escrita, através da coordenação de campanhas nos diferentes países. O objetivo é o de reduzir o número de crianças, jovens e adultos com baixos níveis de literacia na Europa.

A abordagem da rede é única, cobrindo temas relacionados com a literacia em todos os grupos etários e todas as áreas (desde o ensino em sala de aula à leitura por prazer). O projeto combina uma abordagem top-down (produção de evidências sustentadas em normas, bem como de instrumentos e materiais de orientação), com uma abordagem bottom-up (análise de exemplos de boas práticas, apoio de atividades já existentes e incentivo ao desenvolvimento de novos projetos). Como resultado do trabalho desenvolvido, a Rede ELINET apresentará um quadro europeu de boas práticas, 30 relatórios de países da Europa, ferramentas de sensibilização e angariação de fundos e uma plataforma Europeia de Literacia.

Este vídeo, elaborado pela ELINET, dá-nos uma ideia acerca dos baixos níveis de literacia e da importância de chamara atenção para este tópico.

Para mais informações consulte o sítio oficial da ELINET