Programa Escolas Bilingues – Atualização 2020/2021

Content links

Programa Escolas Bilingues – Atualização 2020/2021

A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, promovida através de abordagens como o ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL), tem sido desde há largos anos recomendada pela União Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Em colaboração com diversas instituições externas, o Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), tem vindo a implementar projetos e programas de Línguas Estrangeiras e ensino bilingue e/ou CLIL. 

No âmbito da língua inglesa, o ME, através da DGE, implementa, em parceria com o British Council Portugal, e com o acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme em Inglês (PEBI), abrangendo crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico (CEB).

Em 2020/2021, no âmbito de um edital de candidatura anual, foram selecionados para implementar o PEBI os seguintes agrupamentos de escolas (AE):

AE de Santa Maria Maior (Viana do Castelo)
AE Abel Botelho (Tabuaço)
AE de Celorico de Basto
AE de Ovar Sul
AE Professor Armando Lucena (Mafra)
AE Elias Garcia (Almada)
AE de S. Teotónio (Odemira)

O PEBI conta atualmente com 28 agrupamentos de escolas distribuídos por todas as regiões de Portugal continental.

Para mais informações, consulte https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme.