Está aqui

Projeto Eco-Escolas

Content links

Projeto Eco-Escolas

Projeto Eco-Escolas

Este Programa educativo internacional é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE ) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de vários parceiros que colaboram em financiamentos específicos de diferentes atividades, nomeadamente os concursos.

O ME, atualmente o MEC, tem vindo a participar neste projeto desde o seu início (ano letivo de 1996/1997). A DGE integra a Comissão Nacional juntamente com as seguintes entidades: Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Agência Portuguesa de Ambiente (APA), Instituto da Água (INAG), Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores (SRAM), Direção Regional de Ambiente da Madeira (DRAM), Direções Regionais de Educação (DRE), Instituto da Água (INAG), Agência para a Energia (ADENE), Autoridade Florestal Nacional (AFN).

A Comissão Nacional tem como missão apoiar direta e indiretamente a implementação do programa, fazer o seu acompanhamento técnico, em termos científicos e pedagógicos e proceder à avaliação dos trabalhos apresentados aos diferentes concursos, em cada ano letivo.

O programa “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

São, também, preocupações deste programa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais, inspirada na Agenda 21, para além da formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a criação de parceiras com os respetivos municípios. 

O Programa abrange, na rede “Eco-Escolas”, um conjunto de iniciativas, de que são exemplos, os concursos: Brigada Verde, Escola da Energia, Geração Depositrão, Poster Eco-Código e a Exposição Eco-itinerante.

No âmbito deste programa é, também, organizado anualmente um Seminário Nacional de formação, onde se reúnem professores coordenadores do projeto a nível de escola, para debater estratégias e metodologias, nomeadamente através de workshops, desenvolvidos nas áreas da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável.

O programa conta, a nível internacional com cerca de 20000 escolas, distribuídas por 46 países.

Em Portugal é desenvolvido desde 1996. No ano letivo de 2011/2012 inscreveram-se cerca de 1500 escolas neste programa.

Mais informações em: http://abae.pt/EcoEscolas/