Educação Inclusiva

MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade

Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 13 de janeiro e término a 1 de março de 2020.

O curso pretende promover a utilização de tecnologias educativas e de acessibilidade junto dos professores e da comunidade educativa em geral. 

O curso decorrerá ao longo de janeiro e fevereiro de 2020, correspondendo a 30 horas de trabalho.

Seminário Educação Inclusiva

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, realiza-se dia 17 de maio o Seminário Educação Inclusiva – Equidade-Participação-Direitos-Valores-Progresso, no Altis Grand Hotel, em Lisboa.

Com o objetivo de partilhar saberes e práticas educativas inclusivas, o Seminário destina-se a Diretores de Agrupamentos de Escolas, Docentes, Famílias, Alunos, Terapeutas, Psicólogos, Profissionais da área da Saúde e representantes de entidades institucionais da área da educação.

MOOC Educação Inclusiva

Educação Inclusiva é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 4 de fevereiro e término a 15 de março de 2019.

O curso pretende apoiar a implementação da Educação Inclusiva nas escolas, por forma a promover melhores aprendizagens para todos os alunos.

O curso decorrerá ao longo de um mês e meio, correspondendo a 20 horas de trabalho.

Formação Braille e Orientação e Mobilidade

A Direção-Geral da Educação (DGE) vai promover um curso de formação sobre a temática  “Braille e Orientação e Mobilidade”, dirigida a docentes de todos os grupos de recrutamento.

O Curso de formação, creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com a duração de 50 horas, vai decorrer entre os dias 3 de março e 21 de abril de 2018, estando prevista a constituição de duas turmas, respetivamente no Porto e em Coimbra  conforme consta dos cronogramas em anexo.

Recursos online da Agência Europeia (NEE)

Em 2017,  a Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva publicou no seu website as seguintes publicações e recursos:

- Inclusive Early Childhood Education – Literature Review https://www.european-agency.org/publications/reviews/iece-literature-review - Esta publicação faz o resumo dos documentos de investigação e política relativos aos serviços para a Educação de Infância e programas implementados em prol das crianças em risco e com necessidades especiais.

Dia Internacional Esclerose Tuberosa

A Associação de Esclerose Tuberosa em Portugal (AETN), vem divulgar a acção que irá decorrer na Escola B1 Prista Monteiro, do Agrupamento Escolar Virgílio Ferreira, que visa assinalar o Dia Internacional de Consciencialização para a Esclerose Tuberosa.

No próximo dia 15 de maio, pelas 14h, o apresentador Pedro Fernandes vai ler a história infantil “Turbo & SCott” aos alunos da Escola Básica Prista Monteiro, em Lisboa, iniciando assim o projeto "Hora do Conto". O livro infantil apresentado, retrata a história de uma criança com uma doença rara chamada esclerose tuberosa.

Candidatura Centros de Recursos para a Inclusão

 

Processo de candidatura para acreditação e renovação da acreditação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

Encontra-se aberto, entre os dias 10 e 23 de maio o processo de candidatura para acreditação e renovação da acreditação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) conforme o estabelecido no Aviso n.º 5032/2017, de 9 de maio.

 Formulário de Candidatura

Páginas

Subscreva RSS - Educação Inclusiva