Está aqui
Materiais de Apoio
Content links
Materiais de Apoio
Apresenta-se um conjunto de textos de caráter geral, que incidem sobre currículo e avaliação, permitindo (re)pensar a pertinência de questões como: a conceção de um currículo em que os conteúdos constituem um meio para a aquisição de competências a específicas e transversais; perspetiva integrada de currículo e avaliação, em que as atividades de ensino-aprendizagem são tendencialmente coincidentes com as atividades de avaliação; a valorização das aprendizagens práticas e experimentais; a diversificação das metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação.
TEXTOS DE APOIO AO CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
1. O modelo curricular do ensino secundário
Modelos de Desenho Curricular [
]
Aprendizagem Baseada em Projectos I [
]
Aprendizagem Baseada em Projectos II [
]
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas I [
]
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas II [
]
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas III [
]
2. A avaliação no contexto do ensino secundário
Avaliação e Desempenho
Avaliação Criterial / Avaliação Normativa [
]
Explicitação de Critérios - exigência fundamental de uma avaliação ao serviço da aprendizagem [
]
Avaliação Formativa: algumas notas [
]
Instrumentos de avaliação: diversificar é preciso [
]
Observe! Vai ver que encontra. [
]
Que instrumentos utilizar na observação? [
]
Se quer saber, porque não pergunta? [
]
Questionário na sala de aula [
]
Testes: objectivos ou não objectivos, eis a questão! [
]
Portfolios: para uma avaliação mais autêntica, mais participada e mais reflexiva [
]
Perguntar para compreender melhor: a entrevista [
]
Experimentar pode ser "Voar para outro espaço" [
]
Avaliação sumativa: algumas notas [
]
Registos de avaliação: burocracia ou pedagogia? [
]
Avaliar para diferenciar. Diferenciar para aprender [
]
Diferenciação do ensino na sala de aula [
]
Diferenciar as pedagogias para promover a igualdade. Porquê? [
]
Pedagogias diferenciadas para a educação multicultural. Como? (I) [
]
Pedagogias diferenciadas para a educação multicultural. Como? (II) [
]


