Está aqui

20 de junho: Dia Mundial do Refugiado/Dia Europeu de Ação - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

Content links

20 de junho: Dia Mundial do Refugiado/Dia Europeu de Ação - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados!

A Campanha ‘Movimento contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online’, do Conselho da Europa, associa-se à evocação do Dia Mundial do Refugiado através da promoção do Dia Europeu de Ação - Respeitem os Direitos Humanos dos Refugiados.

O direito de procurar asilo devido a perseguição é um direito humano universal.
O reforço de declarações de ódio e incitação ao ódio tendo os refugiados como alvo, não só bloqueia as possibilidades de dialogar, como também nos impede de ver outros fatores que contribuem para os desafios e também para as soluções dos problemas na Europa.

O Dia de Ação promove uma reação ampla e sistemática e a condenação do discurso de ódio dirigido aos refugiados. Pretende também promover a solidariedade com os refugiados, os requerentes de asilo e todos aqueles que trabalham para fazer do direito de asilo uma realidade.

O debate sobre a melhor forma de apoio e integração dos refugiados e sobre a forma de responder às preocupações das comunidades de acolhimento, na sequência da chamada “crise dos refugiados”, tem de ser feito sem discurso de ódio e com respeito pela dignidade e pelos direitos humanos dos refugiados e requerentes de asilo.

Sobre o Dia Europeu de Ação, saiba mais aqui.

Sobre ‘Refugiados – Agenda Europeia para as Migrações’ poderá consultar o sítio Web da Direção-Geral da Educação em: http://www.dge.mec.pt/agenda-europeia-para-migracoes