Está aqui

Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”

Content links

Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”

Iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”
6 de abril de 2016

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) encontram-‑se a preparar o lançamento de “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”, uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária.

A ação decorrerá no próximo dia 6 de abril, ao primeiro tempo da manhã em todo o país, em todas as escolas, através de uma sessão no decurso da qual será exibido um vídeo, mostrando o pouco que os refugiados transportam consigo. Neste dia, cada aluno será desafiado a levar a sua mochila com os bens que transportaria se estivesse no lugar de um refugiado (através de imagens ou, se possível, em formato físico), devendo depois partilhar a razão das suas escolhas.

A PAR, com o apoio do ACM, I.P., enviará brevemente aos Agrupamentos de Escolas um cartaz e folhetos, também disponíveis em formato digital em http://www.esefosseeu.pt/, a fim de promover a iniciativa.

Com o intuito de apoiar as escolas e os docentes que pretendam aderir à atividade, disponibiliza-se igualmente um guião com sugestões de abordagem e indicação de materiais de apoio.

Esta atividade tem por objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo assim o compromisso bem acolher quem procura proteção humanitária e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva.

Pela sua importância e relevo no contexto atual, apela-se às escolas para aderirem a esta iniciativa fazendo a inscrição prévia no portal da DGE, para efeitos estatísticos, em http://area.dge.mec.pt/eu_participo.

Cartaz