Está aqui

Eclipse do Sol - Dia 20 de março

Content links

Eclipse do Sol - Dia 20 de março

Ocorre no dia 20 de março de 2015 um eclipse total do sol, visível parcialmente em Portugal.

Está previsto que a duração do eclipse ocorra das 8 h às 10 h, atingindo o pico máximo cerca das 9 h.

As percentagens de área solar coberta variam de distrito para distrito (62% a 74%), bem como os instantes em que o eclipse se inicia, termina e atinge o seu máximo.

Este fenómeno desperta naturalmente a curiosidade das nossas crianças e jovens e presta-se a ser discutido no contexto de sala de aula, designadamente no que se refere à sua explicação científica.

Contudo, há que alertar também os alunos para os perigos da observação deste fenómeno se não forem efetuadas as necessárias precauções.

A observação do Sol requer procedimentos de segurança corretos que a não serem observados terão como consequência graves riscos para a visão humana, e, no limite, a cegueira.

Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação, em parceria com o Observatório Astronómico de Lisboa e com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, elaborou uma informação pormenorizada sobre o eclipse do Sol e sobre os cuidados de prevenção a observar perante este fenómeno, que poderá ser consultada em anexo.

Este documento foi elaborado sob a coordenação do Professor Doutor Rui Agostinho, especialista de renome na área da Astronomia e Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

As escolas poderão ainda assistir a uma vídeo-difusão sobre esta temática no dia 18 de março às 11 h, em http://live.fccn.pt/mec/dge/eclipse.