Está aqui

Formação

Formação

MOOC APRENDIZAGEM E COMUNIDADES ESCOLARES

O MOOC Aprendizagem e Comunidades Escolares decorreu entre 12 de abril e 23 de maio de 2021 (25h), com cerca de 1470 inscrições, na Plataforma NAU. 

O MOOC visava apoiar os professores e psicólogos na criação e/ou aprofundamento das comunidades de prática, na promoção da tutoria e mentoria, e no  desenvolvimento da metodologia de aprendizagem baseada em projeto.

Foi criada uma página Twitter para disseminar recursos adicionais às temáticas do MOOC.

Os vídeos do MOOC foram disponibilizados no canal Youtube da DGE.

 

MOOC TECNOLOGIAS PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

O MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade teve início em 13 de janeiro de 2020 (30h), com cerca de 1321 inscrições., na Plataforma NAU.

O perfil dos participantes encontra-se disponível em relatório com base nas respostas a formulário de inquirição.

Foram criadas páginas do MOOC no Facebook - Twitter - Instagram, onde se encontram recursos adicionais.

Os vídeos do curso encontram-se disponíveis no canal Youtube da DGE.

 

MOOC EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 A segunda edição do MOOC Educação Inclusiva realizou-se entre 28 de setembro e 31 de outubro de 2020 (25h), com cerca de 1850 participantes, na Plataforma Nau. Retomou-se a página Twitter da primeira edição, atualizando-a como nova informação e recursos.

A primeira edição do MOOC Educação Inclusiva realizou-se entre 7 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019, com mais de 3.000 participantes registados na plataforma Nau.

O perfil dos participantes encontra-se disponível em relatório com base nas respostas a formulário de inquirição.

Foram produzidas pequenas animações para cada uma das unidades dos módulos do MOOC que se encontram no canal Youtube da DGE e criadas páginas do MOOC no Facebook, Twitter e Instagram, onde se encontram inúmeros recursos.

 

CURSO DE AUTOFORMAÇÃO «FAÇA VOCÊ MESMO - PRODUTOS DE APOIO»

Foi disponibilizado na plataforma Moodle da DGE um curso de acesso livre para autoformação (stand-alone) sobre produção de produtos de apoio de baixo custo, que inclui instruções para construção de leitoril e/ou suportes para tablets, construção de livros e paineis sensoriais, construção de recursos educativos com circuitos elétricos, construção de manípulos (switches) adaptados, construção de dispositivos de gravação/reprodução de voz, construção de projetos educativos com placas eletrónicas.