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Notícias Educação de Infância

Notícias Educação de Infância

  • Brochura Planear e avaliar na educação pré-escolar

No processo de implementação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), 2016, foi possível perceber a necessidade de elaborar materiais de apoio, entre os quais a conceção e publicação de brochuras. Pretende-se que estas brochuras assumam uma perspetiva holística e articulada do currículo e contribuam para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância e para a melhoria da sua prática educativa. 

Conforme referem as OCEPE, cabe ao/à educador/a de infância a construção e a gestão do currículo, o que implica observar, registar e documentar o que vai sendo realizado como suporte para o planeamento e a avaliação.

Considerando a relevância deste processo e as dificuldades mais frequentemente sentidas na ação educativa, a Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza a brochura Planear e avaliar na educação pré-escolar.


  • Brochura Participação e envolvimento das famílias - construção de parcerias em contextos de educação de infância

A implementação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2016, permitiu perceber a necessidade de elaborar materiais de apoio, entre os quais a conceção e publicação de brochuras. 

Pretende-se que estas brochuras assumam uma perspetiva holística e articulada do currículo e contribuam para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância e para a melhoria da sua prática educativa. 

Reconhecendo-se a importância do envolvimento das famílias na educação dos seus filhos, é fundamental que, na educação pré-escolar, se promova a sua participação e se estabeleça uma estreita cooperação com os contextos familiares das crianças. 

É nesse sentido que a Direção-Geral da Educação elaborou e disponibiliza a brochura Participação e envolvimento das famílias - construção de parcerias em contextos de educação de infância.


  • I Encontro “Reflexões em Rede” - Boletim Informativo n.º 1 da Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância - março 2021

Promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Portugal participou no I Encontro “Reflexões em Rede”, realizado online, em 3 de fevereiro de 2021.

Desde 2019, Portugal, através da Direção-Geral da Educação (DGE), faz parte da Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância, da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). 

A Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a primeira infância constitui um espaço de construção coletiva e de troca de experiências, para dar resposta às diversas necessidades dos países membros, no que diz respeito à educação de infância. 

Foi neste âmbito que Portugal foi convidado a participar, como palestrante, no I Encontro “Reflexões em Rede”, juntamente com a Colômbia, Espanha e Uruguai. Este encontro foi subordinado ao tema "Volta às aulas", onde Portugal apresentou a comunicação “O regresso das crianças à creche e ao jardim de infância”. 

Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer, através da partilha da experiência de cada país convidado, como tem decorrido o processo de regresso das crianças dos 0 aos 6 anos à creche e ao jardim de infância, em contexto de pandemia, bem como promover uma reflexão conjunta para apoiar os países da Rede que futuramente têm este desafio.

Os países palestrantes foram também convidados a apresentar um resumo das suas comunicações, para integrar no Boletim Informativo n.º 1 da Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância (março 2021- versão portuguesa e espanhola). A edição deste Boletim constitui uma oportunidade para dar visibilidade às medidas de apoio e acompanhamento no regresso das crianças aos seus contextos educativos, apresentadas no I Encontro “Reflexões em Rede”, tendo em vista a sua divulgação aos Estados Membros da OEI.


  • Revisão e atualização das Orientações Curriculares
    para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)

Decorridos 18 anos após a publicação das OCEPE, e sendo este um documento de referência para a construção e gestão do currículo na educação pré-escolar, encontra-se em fase de desenvolvimento a sua revisão e atualização. Esta revisão, embora mantendo os princípios e fundamentos do atual documento, considera a evolução social e os mais recentes estudos nacionais e internacionais. A estrutura global foi reformulada, nomeadamente no que diz respeito às áreas de conteúdo, introduzindo aprendizagens a promover, exemplos práticos e sugestões de reflexão, de modo a tornar este documento mais operacional e facilitar a sua utilização por parte das educadoras e dos educadores.

Tendo em conta os resultados do Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar, promovido pela Direção-Geral da Educação e realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (disponível em http://www.dge.mec.pt/estudo-de-avaliacao-das-orientacoes-curriculares-e...) e da participação das educadoras e educadores na análise da proposta das novas OCEPE, haverá um capítulo mais detalhado relacionado com a intencionalidade educativa e o ciclo Observar, Planear e Avaliar.


  • Conceção de Orientações Pedagógicas para crianças dos 0-2 anos

Através da formalização de uma parceria entre o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, foi criado um grupo de trabalho no sentido de proceder à conceção de orientações pedagógicas para crianças dos 0-2 anos de idade, numa linha de continuidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.