Está aqui

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Content links

Dia Mundial da Língua Portuguesa

ao canto - para uma gramática da natureza

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), Direção-Geral da Educação, associa-se ao Plano Nacional das Artes, ao Plano Nacional de Cinema, ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares para as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado anualmente a 5 de maio. 

Na Escola Secundária de Santa Maria, Agrupamento de Escolas Monte da Lua, em Sintra, o PEEA apresenta uma instalação poética e visual, até dia 16 de maio, integrada no Programa das comemorações

No estado do mundo atual, só há um futuro mais pacífico possível para todos nós se a urgência de proteger a terra – entendida como poesia viva – for uma prioridade. 

Qualquer que seja o trajeto, ele deve ser feito das coisas às palavras, da vida ao texto, mobilizando todas as áreas do conhecimento que constituem o currículo. Vida, natureza e poesia, tudo ao mesmo tempo.

O que nos propomos na instalação ao canto - para uma gramática da natureza é refletir sobre as possibilidades de sentir a natureza, convocando a sua beleza, em português, 

“com cada vogal no seu lugar, dita
com toda a clareza,
uma de cada vez”.
1 

Aceda aqui:

Vídeo de apresentação e cartaz.

 

Nuno Júdice, A Matéria do Poema, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2008, p. 51