Dia Nacional e Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Content links

Dia Nacional e Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março assinala-se esta efeméride que simboliza a solidariedade e a colaboração de todos na construção de uma sociedade inclusiva, justa e livre de preconceitos.

Estabelecida através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral da ONU, a 26 de outubro de 1966, esta comemoração pretende destacar a premência de promover a igualdade e o respeito mútuo, particularmente no contexto da educação, no sentido de criarmos um mundo onde a diversidade é celebrada e a discriminação é erradicada.

A educação surge como uma pedra angular neste processo de transformação social e pessoal, assumindo-se como ferramenta essencial na luta contra todas as formas de discriminação, e também a racial. É através da educação que se cultivam os valores da igualdade, da união e da solidariedade.

Nas escolas, a educação desempenha um papel fundamental pela criação de um ambiente educativo promotor do diálogo intercultural e da diversidade, estimulando a reflexão, na formação de mentes abertas, e fomentando a compreensão mútua entre alunos de diferentes origens e culturas, onde cada indivíduo é valorizado independentemente da sua origem, identidade, cultura, religião ou cor da pele.

Ao integrar a diversidade no currículo e nas práticas pedagógicas, a escola contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Que este dia seja um forte compromisso para enfrentarmos o racismo e as injustiças e nos motive a defender a equidade, a justiça e a solidariedade em todos os horizontes da vida, em especial no ambiente da educação, onde semeamos as bases de um mundo melhor para as gerações futuras.

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial - Eurocid

Recursos pedagógicos sobre a temática

DE CASA PARA O MUNDO
O JOGO DAS APARÊNCIAS
SENTIR A EXCLUSÃO SOCIAL
SENTIR A EXCLUSÃO SOCIAL II