Está aqui

Atividades PEEA a Norte

Content links

Atividades PEEA a Norte

A Norte do país, o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) encetou uma série de atividades no âmbito da Educação Artística, que contaram com a presença da sua Coordenadora, Carla Rosa, e equipa central deste programa. 

Em Vila Real, no dia 18 de fevereiro, no AE Diogo Cão, com a Embaixadora PEEA do distrito, Isaura Sousa, o Vereador da Educação do Município, Alexandre Favaios, a Diretora deste AE, Elisabete Leite, e restante comunidade escolar visitou-se a exposição de trabalhos de alunos no Projeto O Artista Vai à Escola com o Contador de Histórias, que se realizou a propósito do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.

Seguidamente, no AE de Mirandela, realizou-se um Concerto Comentado com a Orquestra Energia Mirandela, coordenada por Camilo Rodrigues, iniciativa igualmente integrada n’O Artista Vai à Escola. O Concerto foi difundido em contexto online, para todo o país, dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, através de plataforma de videoconferência. Este evento contou com 3 momentos musicais intercalados, proporcionando o diálogo entre alunos e músicos, dirigido pelo Maestro Pedro Serrano. Estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, a Vereadora da Educação, Vera Preto, a Subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre e o Diretor do AE, Vítor Esteves.

Entre os dias 18 e 19 de fevereiro realizaram-se Ações de Formação de Curta Duração, em contexto presencial, do Roteiro Projeta-Me, inscrito no Plano 21|23 Escola+, nos AE Manuel Gomes de Almeida (Espinho), Júlio Dinis (Grijó), Mirandela e Emídio Garcia (Bragança), dinamizadas pela Embaixadora do Porto, Sara Castro e a Embaixadora de Bragança, Inês Falcão. Neste distrito do Nordeste, estabeleceram-se encontros com os Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas do Tua Douro Superior, e de Bragança, Fernanda Fonseca e António Ramos, respetivamente, para assim planear o enriquecimento das experiências na educação e na valorização da cultura e das artes, através da Formação Docente.

No dia 19 de fevereiro, no Museu Abade de Baçal, com o Diretor, Amândio Felício, a equipa do PEEA reuniu-se para aferir estratégias de relação entre a escola e o museu, em prol da Educação Artística. De seguida, o PEEA marcou presença no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com o coordenador do Laboratório de Artes na Montanha — Graça Morais, António Meireles.

A convite do Diretor do Teatro Municipal de Bragança, João Cunha, no dia 20, a equipa PEEA foi convidada a assistir à ópera Mátria, com música de Fernando C. Lapa, direção musical de Jan Wierzba e libreto de Eduarda Freitas, espetáculo escrito e pensado a partir da obra de Miguel Torga, que precedeu as comemorações dos 558 anos de ascensão de Bragança a cidade.