Está aqui

Big Bang 2017

Content links

Big Bang 2017

Festival de Música e Aventura para um Público Jovem

O BIG BANG é um projeto internacional que conta com uma edição portuguesa, assumido pelo CCB. Tem como objetivo ser um espaço onde diferentes artistas portugueses são desafiados a criar abordagens artísticas para crianças e jovens.

Este desafio acaba por ser uma viagem de descoberta e partilha entre artistas, crianças (4 e os 12 anos) e os adultos que as acompanham.

O Big Bang é uma iniciativa de Zonzo Compagnie que idealizou este projeto como uma plataforma de encontro de compositores, músicos, performers, tanto portugueses como europeus, de forma a contribuir para o desenvolvimento da produção e da apresentação de música não comercial para crianças.

 

Formação Big Bang 2017

No contexto do referido festival, o Centro Cultural de Belém | Fábrica das Artes, em parceria com a Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, através do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), à semelhança dos últimos anos, vai realizar a 8ª edição de formação, na área da música, com artistas do Festival Big Bang, entre os dias 4 e 8 de setembro de 2017.

Esta formação compreende dois períodos: o período da manhã (9-13h) está reservado aos docentes da Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de Agrupamentos de Escolas que integraram o PEEA*. E o período da tarde (14:00- 17:30h) destina-se a professores de música das Atividades de Enriquecimento Curricular, especialistas da área da música que trabalhem nos contextos de Jardim de Infância e do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Escolas de Música.

Inscrições | Período da Tarde

 

Ao longo desta semana os participantes vão poder conhecer alguns dos projetos que artistas/músicos/compositores criaram para o Festival e as suas propostas musicais, através de abordagens experimentais e artísticas. As atividades realizadas proporcionarão modos diferenciados de aplicação em contexto pedagógico e irão, ao longo deste ano letivo, possibilitar o desenvolvimento e o cruzamento desta área com outras áreas do conhecimento.

 

4 setembro: Henrique Fernandes (Sonoscopia)


5 setembro: Rui Júnior (Tocá Rufar)


6 setembro: Victor Hugo Pontes e Joana Gama


7 setembro: Filipe Faria


8 setembro: Equipa de Educação Artística – DGE

 

* Os Agrupamentos de Escolas que participam no período da manhã já estão selecionados, pelo que não há lugar a inscrições.

Consulte aqui o programa completo.