Está aqui

Candidaturas R-A 2020

Candidaturas R-A 2020

As Residências Artísticas (R-A), iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, são destinadas aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Contam com a participação ativa das Autarquias parceiras e decorrem entre março e junho de 2020, em contexto escolar.

Nesta quarta edição das R-A, a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Educação Artística, convida os Agrupamentos de Escolas envolvidos no Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), a apresentar uma candidatura para que possam receber um artista, durante uma semana, numa das suas turmas. Músicos, bailarinos, atores e artistas visuais, oriundos de distintas instituições culturais, propiciarão aos alunos e professores envolvidos experiências culturais e educativas marcantes. A iniciativa culmina numa apresentação pública que permite não só uma visão do processo artístico, mas também o fortalecimento de laços entre a comunidade.

 

01. Calendário 2020

11 de fevereiro | Abertura de Candidaturas

Até 26 de fevereiro | Envio de candidatura, através do preenchimento do Formulário de Candidatura R-A 2020

De 27 de fevereiro a 1 de março | Apreciação e seleção de candidaturas para as R-A

1.ª semana de março | Comunicação dos resultados

9 de março a 19 de junho | Concretização das R-A

 

Até ao momento participaram nas R-A vinte e três Agrupamentos de Escolas, representando os concelhos de Almada, Barcelos, Cascais, Castanheira de Pera, Freixo de Espada à Cinta, Góis, Idanha-a-Nova, Lisboa, Loulé, Loures, Moimenta da Beira, Moura, Pedrógão Grande, Penela, Sertã, Sines, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila do Conde e Viseu.

Através do Programa de Educação Estética e Artística, cerca de 700 alunos receberam nas suas salas de aula os artistas do Organismo de Produção Artística, E.P.E. - OPART (Companhia Nacional de Bailado, Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos), da Orquestra Clássica do Sul, do Teatro Nacional de São João, do Teatro Experimental de Cascais, da MART (Espaço de Projeto, Aprendizagem e Experimentação Artística) e do Conservatório de Música de Loulé.

Este modelo de R-A amplia e reforça a colaboração ativa entre escolas, instituições culturais, autarquias, ministérios e equipas que se aproximam e se desafiam para encontrarem as estratégias, reconhecendo a Arte como um dos pilares da cultura e da sociedade atual.

 

02. Objetivos

Integrar as práticas artísticas no dia a dia dos alunos, desenvolvendo, durante uma semana, experiências culturais e educativas marcantes de criação e fruição artísticas.

Valorizar a arte e a cultura em contexto escolar, reconhecendo a Sensibilidade Estética e Artística como área de competência fundamental para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos.

Promover a articulação artístico-pedagógica numa das áreas artísticas promovidas pelo PEEA - Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, entre Agrupamentos de Escolas, Instituições Culturais e Autarquias.

Estimular, através de uma aproximação à prática artística contemporânea dentro da comunidade escolar, a criatividade e o pensamento crítico que contribuem para dinâmicas pedagógicas mais enriquecedoras.

Valorizar o processo artístico desenvolvido em contexto de sala de aula, articulando o saber do artista em residência com a prática pedagógica do professor titular de turma.

Partilhar o projeto artístico desenvolvido ao longo da R-A com a comunidade educativa numa apresentação pública.

 

03. Condições de participação

A candidatura destina-se aos Agrupamentos de Escolas que reúnam os seguintes requisitos:

1. Estar integrado no PEEA, no ano escolar 2019/2020;

2. Assegurar, integralmente, todas as condições de participação enunciadas na Declaração de Compromisso | AE;

3. Envolver a Autarquia como parceira, nomeadamente, garantindo os requisitos enunciados na Declaração de Compromisso | Autarquia

Mais informações: Regulamento R-A 2020.

 

04. Candidatura

Para participar, o AE deve preencher o Formulário de Candidatura R-A 2020 e enviar os respetivos documentos de Declaração de Compromisso do AE e da Autarquia parceira devidamente assinados para o e-mail eea@dge.mec.pt indicando o assunto:

 “R-A 2020 | Candidatura AE (…)”