Está aqui

Concertos Educação/Cultura

Content links

Concertos Educação/Cultura

Sob a égide da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, os Concertos Educação/Cultura surgem por iniciativa dos Ministérios da Educação e da Cultura e visam proporcionar aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico não só o contacto com o mundo da música erudita, mas também o acesso à música enquanto Arte. Assim, e na sequência da parceria estabelecida com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, concertos e ensaios comentados estão inseridos no Programa de Educação Estética e Artística.

A apresentação está a cargo do Musicólogo Rui Campos Leitão que, além de acolher e orientar os alunos e os professores, dá resposta a muitas das questões que vão surgindo de forma espontânea, e ajuda a desvendar um pouco do que está nos “bastidores” de todo um processo de construção que, começando pelo estudo e trabalho individual de cada instrumentista, resulta num coletivo harmonioso. A Direção Musical é da responsabilidade do Maestro Jean-Marc Burfin da Orquestra Académica Metropolitana.

 

 

Com cerca de um mês de antecedência, é enviado aos Agrupamentos de Escolas um conjunto de materiais com orientações pedagógico-musicais para que os alunos se apropriem das respetivas obras e autores. Testemunhos de professores que acompanham o processo, salientam como aspetos relevantes deste procedimento o facto de poderem ter acesso prévio ao referido dossiê, o que valoriza a atenção dada aos pormenores e às indicações do maestro durante o concerto.

Esta ação interministerial dedicada à fruição da música erudita já contou, neste ano letivo, com três experiências musicais: 9 e 30 de novembro de 2018 e 15 de março 2019, abrangendo, até à data, cerca de 560 alunos. 

A próxima iniciativa Concertos Educação/Cultura realizar-se-á no dia 17 de maio, e mais jovens poderão ter contacto com músicos, atividades musicais e repertório, que incidem sobre temáticas variadas e adaptadas às diferentes faixas etárias e graus de ensino.