Está aqui

Encontro Regional do PEEA | Sul

Content links

Encontro Regional do PEEA | Sul

Quarteira, Estoi, Mértola e Évora

A Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE), nos dias 7, 8 e 9 de junho, mediou um Encontro Regional do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) no Sul do país – um território fértil onde o Programa realiza diversas ações. 

Este encontro teve início em Quarteira (Loulé) com mais uma iniciativa O Dia do Todd, para uma turma do 4.º ano da Escola EB1/JI D. Francisca de Aragão (AE D. Dinis). Com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, o músico Todd Sheldrik, da Orquestra Clássica do Sul, proporcionou momentos musicais muito enriquecedores e instigadores para a aprendizagem, com a exploração e audição de peças musicais através da trompa e de instrumentos não convencionais. Mais tarde, em Estoi, no Monumento das Ruínas de Milreu decorreu a cerimónia de encerramento de uma Oficina de Formação Docente, Educação Artística - uma abordagem curricular, alusiva à mostra das melhores práticas educativas, desenvolvidas no AE Pinheiro e Rosa, Faro. O momento foi assinalado com uma visita guiada à villa romana, pelo Arqueólogo Rui Parreira, com momentos musicais de acordeão algarvio por uma aluna, onde estiveram presentes o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Faro Henrique Ascenso Gomes, o Diretor do AE Pinheiro e Rosa Francisco Soares, a Diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio Celeste Sousa e Maria da Graça Lobo da Direção Regional da Cultura do Algarve, bem como formadores e formandos da Oficina de Formação do PEEA. Estes acontecimentos foram dinamizados pela embaixadora Maria João Jacinto.

Já no dia 8, na vila raiana de Mértola (Beja) o Programa realizou uma atividade, na Escola EB1/JI de Santana de Cambas (AE de Mértola), com o recurso educativo A Natureza das Coisas — Caixa de Imagens do Mundo. O momento foi uma experiência educativa, à volta do tema da cor Azul, a fim de aprofundar conhecimentos do currículo, a partir da apreciação estética e das expressões artísticas — desenvolvendo a criatividade, para valorizar o património e a defesa do mundo natural.
Em seguida, na Capela da Achada de S. Sebastião, na escola sede do AE de Mértola, foi inaugurada a exposição de trabalhos de pintura dos alunos do 8.º e 9.º anos, ocasião em que foi, igualmente, assinado o protocolo de cooperação entre Autarquia de Mértola e a DGE-PEEA.  A iniciativa contou com a presença de Júlio Silva Diretor do AE, e dos Vereadores da Educação e da Cultura, Mário Tomé e Rosinda Pimenta. O Diretor-Geral da Educação fez-se representar através da coordenadora do PEEA Carla Rosa e equipa. Ao longo do dia, a EEA acompanhou os formandos do Curso de Formação Educação Artística — estratégias de intervenção cultural em contexto escolar, do PEEA, nos eventos culturais da programação do Arte Non Stop, a convite do Município. Foi a embaixadora Nádia Torres quem dinamizou este encontro no concelho de Mértola. 

Em Évora, no dia 9, a embaixadora Patrícia Lucas no âmbito deste encontro regional promoveu com uma turma do 3.º ano da escola EB do Chafariz d’El Rei (AE Gabriel Pereira) uma visita ao ateliê do artista Gabriel Seixas, em S. Miguel de Machede, para visitar o Earth and Sun Sculpture Park. Neste espaço é possível contemplar as esculturas do artista cuja temática alerta para as consequências da ação humana na sustentabilidade do planeta, que anteriormente foram exploradas em contexto de sala de aula numa iniciativa PEEA. Foi, aliás, na conjugação de uma preocupação ambiental com a importância de promover a cultura e a arte no processo educativo que a iniciativa encontrou a sua génese. Estiveram presentes ainda o Diretor do AE Gabriel Pereira Fernando Farinha, a Chefe da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Évora Helena Ferro, o professor titular da turma Jorge Branquinho, a embaixadora Helena Tapadinhas, bem como a coordenação e equipa EEA.