Está aqui

Protocolo de Cooperação DGE-PEEA | OPART

Content links

Protocolo de Cooperação DGE-PEEA | OPART

A 25 de março, no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em Lisboa, celebrou-se a Assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), da Direção-Geral da Educação (DGE) e o OPART - Organismo de Produção Artística, EPE, que administra o TNSC e a Companhia Nacional de Bailado (CNB).

Ao longo do dia decorreram dois momentos demonstrativos do trabalho colaborativo entre as duas entidades: o primeiro, contou com a visita de alunos, professores e Diretor do AE de Silves, assim como da representante da Autarquia, pelos mistérios e bastidores do Teatro Em Andante Appassionato, numa extensão da Residência Artística em contexto escolar, que decorreu em 2021. Esta visita foi acompanhada pela Coordenadora do Programa, e ainda pela embaixadora PEEA Centro Litoral e Equipa de Educação Artística.

A manhã começou com o reencontro dos alunos com a bailarina Isabel Galriça, artista R-A da CNB e, entre sorrisos e abraços, percorreram os bastidores do Teatro, reconstituindo os passos e as fases necessárias para a apresentação de uma ópera, com a visita pelas salas de adereços, cenografia e figurinos. Houve tempo ainda, para pisarem o palco e ficarem a saber como é que se faz “magia” ao manusear uma máscara para ser utilizada em cena. A visita foi conduzida pelo tenor Jorge Rodrigues, coralista do TNSC, que acompanhou a visita com várias histórias que fazem parte da memória das óperas apresentadas no Teatro. 

No segundo momento, pela tarde, realizou-se a Cerimónia de Divulgação do Protocolo estabelecido entre a DGE-PEEA e o OPART, que contou também com a presença do Diretor-Geral da Educação José Victor Pedroso, da Presidente e do Vogal do Conselho de Administração do OPART Conceição Amaral e Alexandre Santos, respetivamente, dos Diretores Artísticos Elisabete Matos (TNSC) e Carlos Prado (CNB).

Visualizadas as imagens da R-A 2021, no AE de Silves, os alunos e a bailarina foram convidados a partilhar o seu testemunho, para além do vídeo, perspetivando o futuro no âmbito das Artes em contexto escolar.