Está aqui

Protocolo de Cooperação DGE PEEA|Município de Monchique

Content links

Protocolo de Cooperação DGE PEEA|Município de Monchique

Apresentação PARTe – Projetos Arte e Território

No passado dia 2 de julho, o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação (DGE) esteve em Monchique para celebrar protocolo de parceria com este Município. 

De manhã, o encontro foi marcado na escola EB1 n.º 2 do Agrupamento de Escolas (AE) de Monchique, para uma apresentação pública à comunidade do Projeto, de âmbito transdisciplinar, PARTe - Projetos Arte e Território, da turma do 4.º A. Através da Dança foram interpretados vários aspetos do património natural e histórico-cultural local, estimulando-se as aprendizagens através da fruição, da experimentação e da criação em diferentes domínios das linguagens performativas.

Nos Paços do Concelho de Monchique, pelas 16h, realizou-se a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município e o PEEA. Nesta ocasião, foi ainda exibido um vídeo exemplificativo das iniciativas do Programa no AE, com Formação Docente em Educação Artística, espetáculos de Dança e Música para a infância, e o desenvolvimento do processo de trabalho dos projetos PARTe, pelos alunos do 1.º ciclo envolvidos.

Este encontro institucional contou com a presença do Diretor-Geral da Educação José Victor Pedroso e do Presidente da Câmara Municipal Rui André, para a assinatura do protocolo. Estiveram ainda presentes a Diretora do AE de Monchique Patrícia Francisco, a Coordenadora do PEEA Carla Rosa, bem como a Equipa de Educação Artística da DGE.

O protocolo promovido pela embaixadora da Região Sul, Helena Tapadinhas, vem selar a cooperação para alargar as iniciativas do PEEA a mais escolas do Concelho, aproximando a Arte ao Território e ampliando, no Território, as produções artísticas.