Está aqui

R-A 2022 | Artes Visuais

Content links

R-A 2022 | Artes Visuais

A Montanha que Somos 
 
No dia 27 de maio, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, foi apresentada a primeira Residência Artística/Artes Visuais de 2022 do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), que aconteceu ao longo dessa semana com os alunos da turma C do 2.º ano do Agrupamento de Escolas (AE) de Macedo de Cavaleiros, dinamizada pelo artista António Meireles (Laboratório de Artes na Montanha - Graça Morais/ Instituto Politécnico de Bragança). Este tempo contou com o acompanhamento da Embaixadora PEEA Bragança Inês Falcão, do músico António Lopes e da professora titular turma Margarida Rodrigues.  

Com o lema A Montanha que Somos as crianças foram convocadas a refletir sobre o eu que sou, que é sempre pequeno e frágil perante todas as adversidades que o mundo comporta. Para que contigo, o nós que formamos seja capaz de tudo. Comunicar, expressar, aprender e criar o melhor que cada um tem em si e que com os outros potenciamos. 

A residência artística A Montanha que Somos explora dimensões individuais e coletivas da criação, em diálogo não apenas entre si, mas também com o território, valorizando-o e às pessoas que encontram estímulo e força para neste contexto fazerem vida e que no todo, caraterizam Trás-os-Montes. O modo de o fazer foi através da criação de uma montanha, existência imensa onde cabem todas as potencialidades feitas capacidades e ultrapassando as dificuldades do percurso. Assegurando a sustentabilidade ambiental do processo, os materiais usados foram recicláveis e reutilizáveis, empregando recursos do território, como ramos provenientes de podas e terras como pigmentos.  

Esta iniciativa interministerial entre a Educação e a Cultura culminou com a apresentação pública à comunidade, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros Benjamim Rodrigues, da Coordenadora do PEEA Carla Rosa, do chefe de Divisão da Dinamização Cultural João Ribeiro da Silva, do Diretor do AE de Macedo de Cavaleiros Paulo Dias, do Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança Carlos Teixeira, da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros Sónia Salomé, do Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte António Luís Ramos e com elementos da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação.