Está aqui

R-A 2022 Dança | Alcácer do Sal

Content links

R-A 2022 Dança | Alcácer do Sal

Rio Inverso 

Na semana de 23 a 27 de maio decorreu no Agrupamento de Escolas (AE) de Alcácer do Sal a Residência Artística/Dança de 2022 (R-A 2022) do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), onde a turma B do 4.º ano recebeu a bailarina Isabel Galriça, da Companhia Nacional de Bailado – OPART, EPE. Esta iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura teve como principal objetivo fomentar o contacto dos alunos com a dança, como forma de expressão, de canalizar emoções, representar a realidade de forma simbólica, aumentar a consciência corporal e espacial e até incrementar a concentração, o autocontrolo, a cooperação e o espírito de grupo.  


 
Ao delinear a residência artística, houve a preocupação de selecionar um tema que se mostrasse suficientemente abrangente e maleável, que permitisse a sua adaptação à realidade do contexto da escola. Sob o título de "Rio Inverso", o trabalho desenvolvido pretendeu simbolizar os rios que permitem viajar, atravessam cidades, aldeias, cruzam os caminhos de diversas pessoas e tradições. O rio também pode ser visto como uma representação de nós próprios, no sentido de que criamos movimento em nós mesmos e ao nosso redor, enquanto a visão inversa significa que nós encarnamos o rio, sentimos o seu movimento, as suas correntes (correntes essas que nos levam a outros sítios).  

A apresentação pública à comunidade, desta R-A 2022, aconteceu no dia 27 de maio e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal Vítor Proença, da Vereadora da Educação Vera Lúcia Letras, do Diretor do AE Nelson Latas, da Adjunta da Direção e Coordenadora do 1.º Ciclo Florinda Cadaixa, e de elementos da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação. A semana de R-A decorreu com o acompanhamento do Professor Titular de Turma Jorge Gromicho e da Embaixadora PEEA Setúbal Carla Nunes.